Autor(es):
Roberto, Rafaela
; Miranda, Tatiana
; Cavadas, Bento
Data: 2012
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.15/678
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
Assunto(s): 1.º Ciclo do Ensino Básico; alunos; medos
Descrição
O sentimento de medo pauta, desde o nascimento, vários momentos da vida do ser humano. Constitui,
essencialmente, um mecanismo de sobrevivência. O objetivo fulcral deste estudo foi identificar os medos dos alunos
do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Como as representações iconográficas são um meio da criança relatar com mais
facilidade as suas ideias e vivências, foram recolhidos desenhos de 129 alunos sobre o seu maior medo. Os
desenhos mostraram que os alunos representaram essencialmente o medo de ferimentos e de animais, seguindo-se
o medo do desconhecido e do perigo e da morte. Foram residuais os desenhos que ilustraram o medo do falhanço
e da crítica. Este estudo, ao levantar e categorizar os medos típicos dos alunos que frequentam o 1.º Ciclo do
Ensino Básico, pode ajudar o adulto, e em especial os profissionais de educação, a identificar com maior facilidade
os receios dos mesmos para que possam aplicar estratégias que os conduzam a enfrentá-los e a ultrapassá-los.
(Abstract: The feeling of fear is present since birth and in many moments of human life. It’s essentially a mechanism
of survival. The main purpose of this study was to identify the fears of primary school students. Since the drawings
are a good mean for the children to present their ideas and experiences, drawings were collected from 129
students about their greatest fear. The drawings showed that the students represented essentially the fear of injury
and animals, followed by fear of the unknown, danger and death. Only a few drawings showed the fear of failure and
criticism. This study, by showing and categorizing the typical fears of students who attend primary school, can help
the adult, and especially the teachers, to identify easily those fears so that they can implement strategies that lead
them to face and overcome their fears.)