Detalhes do Documento

As perceções de alunos do 1.º CEB sobre a atividade científica e os cientistas:...

Autor(es): Linhares, Elisabete cv logo 1 ; Rebelo, Ana cv logo 2 ; Ribeiro, Ana cv logo 3 ; Ferreira, Ana cv logo 4 ; Oliveira, Sara cv logo 5 ; Marques, Sofia cv logo 6

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.15/621

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Assunto(s): Ciências da educação; Ciência; Cientista; 1ºciclo do EB


Descrição
O presente estudo foi realizado com o objetivo de determinar as ideias que as crianças do 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.ºCEB) têm sobre os cientistas e a sua atividade. O recurso ao desenho pretendeu responder ao problema colocado. O desenho é uma das formas através das quais a simbologia da criança se expressa e se vai construindo. A criança, por norma, desenha menos o que vê e mais o que sabe sobre o que vai desenhar, daí terem sempre perceções subjetivas. À medida que vão adquirindo mais conhecimentos, progridem no desenho, ou seja, representam os seus conhecimentos e/ou as suas interpretações sobre um dado contexto (Barbosa-Lima & Carvalho, 2008). Os meios de comunicação que propagam imagens estereotipadas e distorcidas dos cientistas influenciam o conhecimento que as crianças possuem acerca dos cientistas e da sua atividade (Kosminsky & Giordan, 2002; Melo & Rotta, 2010). A deteção de conceções deturpadas sobre ciência e sobre os cientistas constitui-se como essencial para se conseguir desenvolver uma melhor literacia científica na sociedade em geral e, para que se desenvolvam cidadãos mais e melhor informados (Afonso, 2008).
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia