Detalhes do Documento

Conceções dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o lobo ibérico

Autor(es): Glória, Ana cv logo 1 ; Rosa, Cláudia cv logo 2 ; Cavadas, Bento cv logo 3

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.15/567

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Assunto(s): Conceções; Alunos; 1.º Ciclo do Ensino Básico; Lobo ibérico


Descrição
O lobo ibérico (Canis lupus signatus) é um predador de topo, cuja função ecológica é muitas vezes incompreendida. Historicamente suscitou muitos ódios e, mais recentemente, preocupações com a sua viabilidade enquanto espécie. Esta investigação diagnostica as concepções dos alunos dos 1.º e 2.º anos do 1.º Ciclo do Ensino Básico sobre o lobo. Para tal, foram analisados 164 desenhos sobre essa espécie, os quais foram posteriormente classificados em 10 categorias de codificação. De forma geral, os resultados mostram que os alunos possuem uma visão favorável sobre o lobo e que têm alguns conhecimentos sobre as suas características e habitat. Concluiu-se que os alunos representaram frequentemente o lobo no seu contexto ecológico, a uivar e/ou ao luar e personificações dessa espécie e do seu contexto. Por outro lado, também se apurou que algumas crianças manifestaram concepções deturpadas e estereotipadas sobre a espécie lupina porque representaram-na como feroz, agressiva e que deve ser caçada ou presa em cativeiro. Estas concepções erradas podem servir de base para os docentes despertarem nos alunos a consciência da importância do verdadeiro papel do lobo no equilíbrio dos ecossistemas da Península Ibérica.
Tipo de Documento Outro
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia