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A transposição didáctica dos mecanismos de evolução darwinista para os manuais ...

Autor(es): Cavadas, Bento cv logo 1

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.15/545

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Assunto(s): Darwinismo; manuais escolares; mecanismos de evolução; transposição didática; Zoologia; Darwin


Descrição
Com o objetivo de aportar novos dados sobre o ensino do darwinismo no sistema liceal português, este trabalho apresenta a análise da transposição didática dessa teoria da origem das espécies para os principais manuais escolares de Zoologia, do ensino liceal, publicados entre 1887 e 1907. Este estudo socorreu-se de uma metodologia qualitativa, centrada na análise comparativa da transposição dos mecanismos de evolução darwinista expostos no livro On the Origin of Species para o discurso textual dos manuais. Os mecanismos de evolução darwinista considerados foram: a) adaptação; b) variabilidade; c) correlações de crescimento; d) hereditariedade; e) seleção natural e concorrência vital; f) seleção sexual e g) isolamento geográfico. Os resultados mostraram que os mecanismos do evolucionismo darwinista foram expostos pelos autores dos manuais com um desenvolvimento crescente, em número e complexidade, aquando da apresentação das diferentes perspetivas sobre a origem das espécies, evidenciando a influência da corrente positivista.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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