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A incongruência entre o ensino escolar brasileiro e a realidade dos usos: algum...

Autor(es): Defendi, Cristina cv logo 1 ; Oliveira, Anna cv logo 2 ; Rauber, André cv logo 3 ; Santos, Elaine cv logo 4 ; Sartin, Elisangela cv logo 5 ; Ciocchi, Karina cv logo 6 ; Spaziani, Lídia cv logo 7 ; Ribeiro, Marcello cv logo 8 ; Kuhlmann, Mariana cv logo 9 ; Vicente, Renata cv logo 10 ; Lima-Hernandes, Maria cv logo 11

Data: 2011

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.15/531

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém


Descrição
Este texto tem por objetivo apresentar os resultados da comparação de conteúdos gramaticais em livros didáticos aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM) e indicados pelo governo brasileiro como adequados para a utilização didática pelo professor de língua portuguesa na escola pública. Recorremos a elementos, como definição, exemplificação, ilustração, exercícios, que nos permitiram concluir em que medida esses materiais se afastam do ensino mais tradicional e em que medida se aproximam do novo Plano Curricular Nacional (PCN), que prevê como ponto de partida para o estudo o texto e os gêneros discursivos. - This text aims to present the results of the grammatical contents comparisons in textbooks approved by the National Program of Textbook for the Secondary / High School Education (PNLEM) and indicated by the Brazilian government as suitable for the Portuguese teacher’s didactic use in public schools. We appeal to elements such as definition, exemplification, illustration, and exercises that allowed us to conclude the extent to which these materials deviate from the more traditional teaching and to what extent they approach the new National Curriculum Plan (PCN), which sets as a starting point for the study of text and genres.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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