Autor(es):
Cavadas, Bento
; Franco, Dulce
Data: 2010
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.15/416
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
Assunto(s): Teoria da Deriva dos Continentes; Wegener; Manuais escolares; Ciências Naturais
Descrição
A Teoria da Deriva dos Continentes, do alemão Alfred Wegener, revolucionou as Ciências
da Terra no início do século XX. Este estudo, integrado num projecto de investigação mais
vasto sobre manuais escolares, mostra como os autores de dois manuais de Ciências
Naturais do 3.º Ciclo do Ensino Básico apresentaram essa teoria. Para tal, analisou-se a
exploração dos argumentos usados para a validar, assim como a iconografia, as fontes de
História da Ciência e as relações entre a Ciência, a Tecnologia e a Sociedade utilizadas em
seu suporte. A análise dos resultados mostrou que o percurso exploratório da Deriva dos
Continentes foi semelhante, embora se tenham aferido algumas diferenças nas estratégias
pedagógicas usadas para a explicar. Para suster a análise dos argumentos paleontológicos,
paleoclimáticos, litológicos e morfológicos da Deriva dos Continentes, os autores
utilizaram essencialmente ilustrações esquemáticas. O recurso à História da Ciência foi
intensivo, tendo sido ainda apresentadas algumas relações entre a Ciência, a Tecnologia e a
Sociedade durante a exploração da teoria, num enquadramento pós-positivista da natureza
da ciência.well as the iconography, the sources of History of Science and the relations between
science, technology and society used to their aid. The results showed that the exploratory
journey of Continental Drift was similar, although there are some differences in teaching
strategies used to explain it. To emphasise the analysis of the palaeontological,
palaeoclimatic, lithological and morphological arguments of the Continental Drift, the
authors used essentially schematic illustrations. The use of History of Science was
intensive and was still present some relations between science, technology and society
during the exploration of the theory in a post-positivist nature of science.