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Avaliação das Boas Práticas de Universitários Brasileiros e Portugueses a parti...

Autor(es): Gonzaga, Luís cv logo 1 ; Mascarenhas, Suely cv logo 2 ; Pinheiro, Mª. Rosário cv logo 3

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.15/407

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Assunto(s): Avaliação de boas práticas escolares; Estudantes universitários; Estudo transcultural


Descrição
Este estudo avalia as boas práticas realizadas por estudantes universitários de Portugal e do Brasil averiguando como tais práticas se diferenciam. Para avaliação das boas práticas escolares recorremos ao Inventário de Boas Práticas dos Estudantes no Ensino Superior (Chickering & Schlossberg, 1995; Pinheiro, 2007) e a uma amostra de 237 estudantes do ensino superior da Universidade Federal do Amazonas (Brasil) (65,8%) e da Escola Superior de Desporto de Rio Maior (Portugal) (34,2%), sendo 55,3% do sexo feminino e 44,7% do sexo masculino, e idade média de 23,08 + 5,57. Da análise dos dados apurados constatam-se diferenças entre os estilos de boas práticas nos grupos do Brasil e de Portugal em praticamente todas as dimensões que caracterizam o instrumento: trabalho cooperativo, aprendizagem activa, procura de feedback, optimização do tempo, manutenção de expectativas positivas, respeito pelas diferenças, e gestão de recursos (gestão do ambiente, desafios e oportunidades académicas e gestão dos recursos pessoais e sociais). Os dois grupos não se diferenciam significativamente quanto à interacção com os professores.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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