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Diagnóstico das atribuições causais de estudantes manauaras a partir do Questio...

Silva, Gisele Cristina Resende Fernandes da; Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento; Silva, Iolete Ribeiro da; Miranda, Lúcia; Almeida, Leandro S.

Os construtos motivacionais e sistemas de crenças foram pensados para conduzir as ações das pessoas a partir do feedback social que recebem ao realizar uma atividade. Uma das teorias que investiga a motivação é a Teoria das Atribuições Causais que prevê que o ser humano busca compreender as causas e os motivos existentes na realização de tarefas, e isso ocorrem em todos os ambientes que ele freqüenta, inclusive...


Avaliação das Boas Práticas de Universitários Brasileiros e Portugueses a parti...

Gonzaga, Luís; Mascarenhas, Suely; Pinheiro, Mª. Rosário

Este estudo avalia as boas práticas realizadas por estudantes universitários de Portugal e do Brasil averiguando como tais práticas se diferenciam. Para avaliação das boas práticas escolares recorremos ao Inventário de Boas Práticas dos Estudantes no Ensino Superior (Chickering & Schlossberg, 1995; Pinheiro, 2007) e a uma amostra de 237 estudantes do ensino superior da Universidade Federal do Amazonas (Brasil) ...


Atribuições causais e rendimento escolar : impacto das habilitações escolares d...

Mascarenhas, Suely; Almeida, Leandro S.; Barca, Alfonso

Este artigo analisa a relação entre as atribuições causais e o rendimento académico, apreciando como tais atribuições se diferenciam de acordo com o nível de escolaridade dos pais e o género dos alunos. Para a avaliação das atribuições causais recorremos à escala "Avaliação das Atribuições Causais e Multidimensionais" (Barca, 2000) e a uma amostra de 1.144 alunos de escolas públicas e privadas do Ensino Médio d...


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