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O programa de formação contínua em matemática para professores dos 1º e 2º cicl...

Autor(es): Colaço, Susana cv logo 1 ; Branco, Neusa cv logo 2 ; Rebelo, Cecília cv logo 3

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.15/342

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Assunto(s): Formação Contínua de Professores; Ensino da Matemática


Descrição
Este artigo pretende fazer um relato do Programa de Formação Contínua em Matemática (PFCM) para professores dos 1.º e 2.º CEB, implementado pela Escola Superior de Educação de Santarém no distrito de Santarém, entre os anos 2005/2006 e 2008/2009. Será apresentado, além das finalidades e objectivos deste programa, o modo como o PFCM foi operacionalizado focando o trabalho desenvolvido, quer pela equipa de formadores, quer pelos formandos e formador nos diferentes tipos de sessões de formação. Por último, serão feitas referências, quer ao processo de avaliação baseado na construção de um portefólio individual, quer a alguns exemplos de contributos deste Programa para o desenvolvimento profissional dos professores. - The aim of this article is to provide a report for the In-service Teacher Education Programme in Mathematics for 1st and 2nd Cycles of Basic Education Teachers, implemented by Escola Superior de Educação de Santarém in the district of Santarém, between the school years of 2005/2006 and 2008/2009. The purposes and objectives of this programme will be presented as well as the PFCM implementation by focusing on the work developed, by team trainers, the trainees and trainer in different types of training sessions. Finally, there will be references to the contribution of this programme to teachers’ professional development and to the evaluation based on a portfolio.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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