Detalhes do Documento

Comportamentos de compra e de consumo em Portugal: o caso particular dos vinhos...

Autor(es): Duarte, M. F. cv logo 1 ; Ruivo, Paula Lúcia cv logo 2

Data: 1998

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.15/160

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém

Assunto(s): Vinho; Consumo; Pesquisa de mercado; Marketing


Descrição
Face a um consumo tendencialmente em regressão e a uma concorrência acrescida, a diferenciação da produção de vinho portuguesa assume particular relevo. Neste contexto, a criação de diversas novas regiões determinadas e o incremento da produção de V.Q.P.R.D. reforçam a necessidade de conhecer os comportamentos dos compradores/consumidores e os factores que mais influenciam as suas escolhas. Nesta comunicação procura-se caracterizar a evolução do consumo de vinho em Portugal, e contribuir para a identificação de atitudes e preferências do consumidor com base num inquérito realizado na região da Grande Lisboa, em que se procurou caracterizar os comportamentos de compra e de consumo de vinho, e em particular avaliar a notoriedade dos novos V.Q.P.R.D. das regiões de Almeirim e Coruche. Os resultados deste inquérito revelam grandes afinidades com os obtidos noutros países e fornecem indicações úteis e eventualmente extensíveis a outras regiões, para a definição de estratégias de Marketing, nomeadamente no que se refere à segmentação do mercado e posicionamento do produto.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia