Encontrados 12 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU) em territórios rurais: caracterização,...

Carvalho, José; Ruivo, Paula Lúcia; Sampaio, J.; Calado, D.

Num mundo cada vez mais industrializado e consumista, com assimetrias territoriais várias, a defesa dos valores ambientais assume uma progressiva importância, uma vez que a qualidade de vida passa também pela qualidade ambiental. Como os produtos gerados pelo consumo devem ter o confinamento correto em função das suas diversas componentes, a gestão do processo de deposição, recolha e transporte de RSU, fica mai...


Tecnologia vinagreira: desenvolvimento de novos produtos vinagreiros na ESAS

Laranjeira, Cristina; Ribeiro, Maria; Oliveira, Maria; Henriques, Marília; Ribeiro, Ana T.; Trindade, Carlos; Carvalho, José; Diogo, Maria; Lima, Maria

O vinagre é obtido por dupla fermentação alcoólica e acética de substâncias de origem agrícola, possuindo cada tipo um flavour particular, função dos substratos e tecnologia usados, mantendo gosto sui generis ácido. A sua aptidão tecnológica viabiliza o fabrico de múltiplos produtos, macerando especiarias, plantas, etc, conduzindo ao enriquecimento da matriz, cujo perfil químico ganha complexidade e novas carac...


Avelãs de Cima: alimentar uma pratica de marketing territorial, vencer uma cris...

Carvalho, José; Ruivo, Paula Lúcia; Veiga, M.

No nosso País são numerosos os territórios rurais que se têm esvaziado de pessoas e de eventos… Com este processo, desaparecem estruturas, relações e vivências que acabam por resultar num conjunto de perdas, algumas irreparáveis, outras que intensificam múltiplas ruturas, muito difíceis de voltarem a coexistir, não só do ponto de vista dos recursos humanos, mas também do reconhecimento e valorização desses terr...


Vencer na gestão de áreas protegidas: que modelo para alimentar aos paúis do Ba...

Carvalho, José; Ruivo, Paula Lúcia; Araújo, H.

É muito diversificada a rede de áreas protegidas no nosso país, assim como a sua classificação e respetiva distribuição geográfica, pelo que não é tarefa imediata e observável, as suas distintas funções, atribuições e modelo de gestão. A multifuncionalidade das áreas protegidas pode ser definida como o processo dinâmico mediante o qual é desenvolvida e implementada um plano coordenado para a atribuição de recur...


Múltiplos olhares (múltiplos futuros?): a oportunidade de inovar com o marketin...

Ruivo, Paula Lúcia

Nesta comunicação pretende-se discutir de que forma as políticas de marketing podem ser dirigidas para um território com características muito próprias – o território rural. Sintetizam-se assim, as principais actuações de marketing que podem consubstanciar um plano estratégico que represente uma oportunidade para a dinâmica destes territórios. Os objectivos mais gerais da aplicação de marketing territorial pren...


Atractividade dos territórios rurais - contributos de uma orientação estratégic...

Ruivo, Paula Lúcia

Na sua maioria, os estudos tradicionais diferenciam os territórios considerando exclusivamente as suas características endógenas, sem proceder à análise das expectativas dos seus públicos e, muitas das vezes, sem levar em conta possíveis interacções com outros territórios, confrontando-se as suas forças com um processo de mera oferta dos recursos territoriais. Defende-se, nesta comunicação, a necessidade de cri...


Amenidades rurais - que contibuto? Estudo de caso em territórios rurais

Ruivo, Paula Lúcia

Comunicação apresentada no III Congresso de Estudos Rurais, Faro, 1-3 Nov. 2007 ; Nesta comunicação pretende-se apresentar e discutir os resultados preliminares de um inquérito realizado à população visitante das localidades rurais de Dornes, Castanheira e Ilha do Lombo, situadas na margem da Albufeira da Barragem de Castelo de Bode. O trabalho de campo realizado parece apoiar a possibilidade de construir estr...


Contributo da procura de amenidades rurais numa óptica de marketing territorial...

Ruivo, Paula Lúcia

Nesta comunicação apresentam-se os resultados do trabalho de campo realizado nas localidades de Dornes, Castanheira e Ilha do Lombo, situadas na margem da Albufeira da Barragem do Castelo de Bode. Pretendendo-se avaliar a possibilidade de analisar as novas procuras do rural, numa óptica do marketing territorial, a investigação realizada focou-se particularmente na necessidade de conhecer o perfil dos utilizador...


Marketing e territórios rurais. Procura e oferta de amenidades

Ruivo, Paula Lúcia da Mata Silvério

Doutoramento em Engenharia Agronómica - Instituto Superior de Agronomia ; The development theory of marketing places has been emphasized in recent years, particularly after 2000. An integrated vision of some territory characteristics is used to increase their attractiveness, especially in urban or more developed rural areas. This thesis addresses the issue of rural amenities in supporting rural development fro...

Data: 2006   |   Origem: Repositório da UTL

Caracterização das explorações agrícolas no Ribatejo

Ruivo, Paula Lúcia; Nogueira, Vasco Sá; Carvalho, José; Duarte, Luísa Maria

Face à importância da adopção de incentivos à reestruturação fundiária no nosso país, é continuamente vital a análise do tipo de investimento que se vem a realizar desde a nossa entrada na Comunidade. Este trabalho constitui um primeiro estudo referente à caracterização das explorações agrícolas que beneficiaram de apoios, no Ribatejo. Numa segunda e terceira fases pretende-se relacionar os investimentos realiz...


12 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data








Tipo de Documento





Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia