Author(s):
Rosa, Ermelinda Gonçalves Botelho
; Vasconcelos, Teresa
Date: 2010
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/488
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Subject(s): Supervisão pedagógica; Processos de autoformação; Formação reflexiva; Professores reflexivos; Prática Pedagógica na formação inicial
Description
O estudo visa perceber que implicações, ao nível dos processos de autoformação
dos professores cooperantes, pode ter a presença de professores estagiários na
sala de aula; verificar, por outro lado, no decurso da prática supervisiva, quais
os aspectos do sistema de supervisão que têm mais implicações na atitude
reflexiva dos professores cooperantes e que aspectos da organização dos
estágios contribuem para a reflexão e mudança das suas práticas. Recorreuse
a um vasto referencial teórico de autores que tratam do pensamento,
da teoria e da prática reflexiva, da reflexão na acção e sobre a acção, da
supervisão pedagógica e utilizou-se como suporte para a secção da análise
e interpretação dos resultados a teoria de Dewey, Nóvoa, Perrenoud, entre
outros. Na metodologia recorreu-se ao paradigma qualitativo, utilizando-se
como estratégia a entrevista semi-estruturada aplicada numa primeira fase
individualmente a cinco professores cooperantes e uma professora tutora e
posteriormente uma entrevista colectiva de aprofundamento (“focus group”) a todos os professores cooperantes. Os dados apontam para o facto de a formação
contínua de professores, a partir do exercício de supervisão, constituir um
excelente momento para o treino da prática reflexiva. Esta prática reflexiva
é baseada na revisão e no aprofundamento de conhecimentos resultante da
introdução de novos elementos na sala de aula, reuniões, seminários, debate
de ideias e práticas, atitudes e questionamento, visão crítica e mutabilidade
dos processos e procedimentos de aprendizagem.