Autor(es):
Cunha, Diana
; Neves, Ivone
; Pinheiro, Ana
Data: 2014
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/3579
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Assunto(s): Transversalidade; Continuidade; Profissional generalista; Transversality; Continuity; General professional
Descrição
Tomar consciência do papel do educador de infância e do professor do 1º CEB
manifesta-se uma tarefa essencial à prática, permitindo uma orientação da
intervenção educativa, no sentido de ir ao encontro do que é esperado por parte
destes profissionais. O trabalho espelha as experiências nos contextos de 1º Ciclo do
Ensino Básico e de Educação Pré-Escolar, sendo que se encontram evidenciadas as
especificidades, transversalidade e continuidade existentes em ambos os contextos. A
abordagem do estudo apresenta um caráter misto. Isto é, por um lado um caráter
qualitativo, na medida em que procuramos perceber mecanismos, comportamentos e
atitudes, por outro lado um caráter quantitativo, na medida em que a informação,
recolhida através dos questionários e entrevistas, pode espelhar uma perspetiva
quantitativa.
O trabalho, comum a ambas as valências, com vista a um incremento na melhoria da
intervenção educativa, visa compreender as necessidades, motivações e
comportamentos dos sujeitos de estudo. Este estudo tem caraterísticas próximas de
uma investigação-ação que permitiram uma avaliação constante da intervenção com o
objetivo de a tornar mais eficaz.
Os instrumentos e técnicas de investigação utilizados foram a análise documental, as
listas de verificação ou controlo, as grelhas de observação, a observação participante,
os registos de observação, o inquérito por questionário, a entrevista, os instrumentos
de avaliação das aprendizagens, o portfólio de criança, o registo de projeto lúdico e arede curricular. O conhecimento dos grupos de crianças permite atitudes adequadas,
assim como uma planificação mais eficaz, na medida em que são promovidas
atividades significativas e diferenciadas que vão de encontro às necessidades e
interesses de cada um.
Estes reguladores da prática educativa são instrumentos que permitem a reflexão,
prática sine-qua-non para uma intervenção de qualidade, pois esta ação vai permitir
uma avaliação dos acontecimentos e suas consequências e, ainda, a remodelação de
práticas e atitudes. Abstract:
The work of early childhood educators as well as primary school’s teachers is an
essential practice, allowing the intervention to shows us what to be expected from
these professionals. The work reflects the experiences in both these contexts
especially in what concerns both transversal and continuity of pedagogies and
methodologies with in each of them. This report is mainly characterized as being
based on mixed study. On one hand has a qualitative nature, as we tried to understand
mechanisms, behaviors and attitudes. On the other hand we used a quantitative
approach, as the information gathered from questionnaires and interviews reveal a
quantitative perspective.
The study is aimed to understand the needs, motivations and behaviors of the
subjects. It has features of an action-investigation that allowed a constant assessment
of the intervention in order to make it more effective.
The instruments and research techniques used to collect data were document analysis,
checklists and control grids for register, participant observation, observation records,
questionnaire survey, interview, child’s portfolio and childrens’s work. The knowledge
both teachers and educators have of the group they work with allows appropriate
intervention as well as more efficient planning. Significant activities related to
children’s needs and interests.