Author(s):
Tomás, Catarina Almeida
; Fernandes, Natália
Date: 2013
Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.21/3536
Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Subject(s): Infância; Direitos da Criança; Pedagogia da participação; Childhood; Children´s rights; Pedagogy of participation
Description
Este texto parte do pressuposto de que a forma como se organizam as
dinâmicas sociais entre adultos e crianças, nomeadamente nos contextos educativos,
não é isenta de marcas de invisibilidade e exclusão, no que diz respeito ao protagonismo
das últimas nos processos educativos. Pretendemos discutir de que forma as crianças
se apresentam, em muitos contextos, como um grupo geracional discriminado no que
diz respeito ao seu direito a assumir uma efectiva participação no processo educativo,
tentando demonstrar que este estatuto é, ainda, alimentado por um conjunto de
pressupostos associados à ideia da incapacidade e incompetência, associada
tacitamente ao sujeito criança, influenciando as relações e dinâmicas com as crianças.
Apresentamos neste texto a defesa de uma acção pedagógica participativa e baseada
nos direitos da criança, sobretudo a partir dos seus direitos de participação, para
questionar tais pressupostos e práticas excludentes face ao grupo social da infância.
São estes os caminhos para a construção de dinâmicas sociais ativas, mais críticas e
emancipatórias e promotoras de práticas sociais fundamentais numa sociedade livre,
pacífica, equitativa e democrática Abstract: this paper defends a participative pedagogical action based
on children´s rights, mainly, regarding their rights to participation. It
also questions the assumptions and exclusionary practices which the
social group faces. It is believed that these are the ways to build more
critique and emancipatory active social dynamics, and to promotebasic social practices in a free, peaceful, equitable and democratic
society.