Autor(es):
Canavarro, Ana Paula
Data: 2013
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/3101
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Assunto(s): Ensino exploratório da matemática; Formação inicial de professores; Casos multimédia; Exploratory teaching of mathematics; Initial teacher training; Multimedia; Enseignement exploratoire des mathématiques; Formation initiale des enseignants; Cas multimédia
Descrição
Este artigo tem como foco o uso de casos multimédia na formação inicial de professores e procura analisar o seu contributo para o desenvolvimento do conhecimento didático de futuras professoras acerca do ensino exploratório da Matemática, bem como apreciar as suas perspetivas sobre as mais-valias do caso multimédia utilizado como recurso formativo. Analisam-se questionários e relatórios de treze alunas do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo da Universidade de Évora, que trabalharam sobre um caso multimédia que retrata a prática de ensino de uma professora de 1º ciclo. O caso inclui recursos diversificados, sendo os vídeos de sala de aula complementados com o plano da aula, as resoluções da tarefa pelos alunos, as reflexões da professora sobre a sua prática, um quadro de referência sobre o ensino exploratório da Matemática e artigos teóricos sobre ensino de natureza exploratória da Matemática. As alunas em formação apreciaram conhecer e explorar o caso multimédia, ressaltando a possibilidade de através dele conhecerem uma nova prática real de ensino da Matemática; sublinharam a importância de ouvirem as reflexões da professora para dotar de sentido a respetiva prática, revelando as intenções das suas ações; aprenderam também conhecimentos relevantes para pôr em prática o ensino exploratório, nomeadamente relativos ao conhecimento do processo instrucional, tanto no diz respeito à planificação, como à condução da aula. Abstract: This article focuses on the use of multimedia in initial teacher training and
attempts to analyse its contribution to the development of future teachers’ knowledge about
exploratory mathematics teaching, as well as to examine their opinions as to the applied value
of multimedia as a training resource. We analyse the questionnaires and written reports of 13
students on the Master’s Course in Pre-school and 1st Cycle Teaching from the University of
Évora, who worked on a multimedia example for around six weeks during the Didactics of
Mathematics classes. The study case includes various resources, with classroom video being
complemented by the lesson plan, problem solving by pupils, the teacher’s reflections on her
practice, a frame of reference for the exploratory teaching of Mathematics, and theoretical
readings about the exploratory teaching of mathematics. The trainees appreciated the chance
to explore the multimedia case, highlighting its potential for a new teaching of mathematics, in
a real way, and stressed the importance of listening to the teacher reflect, revealing the
purpose of her actions and thus helping to endow her practice with meaning. The trainees
also acquired various kinds of knowledge important for putting exploratory teaching into
practice, including items relevant to the instructional process and the planning and execution
of classes. Résumé: Cet article se centre sur l'utilisation de cas multimédia dans la formation initiale des
enseignants et cherche à analyser leur contribution pour le développement de la connaissance
didactique des futurs enseignants au sujet de l'enseignement exploratoire des mathématiques
, ainsi qu’à apprécier leurs perspectives sur le bénéfice du cas multimédia utilisé comme
support de formation. Sont analysés des questionnaires et les rapports écrits de 13 étudiants
de maîtrise en éducation préscolaire et enseignement du 1er cycle de l'Université d'Evora ,
qui ont travaillé sur un cas multimédia pendant environ un mois et demi dans le cadre du
cours de didactique des mathématiques . Le cas comprend des ressources diversifiées , les
vidéos de salle de classe sont complétées par le plan de leçon, les résolutions de la tâche par
les élèves, les réflexions de la professeure sur sa pratique , un cadre de référence pour
l'enseignement exploratoire des mathématiques et des lectures théoriques sur l'enseignement
de nature exploratoire des mathématiques . Les élèves en formation ont considéré positif de
connaître et explorer le cas multimédia, soulignant la possibilité de connaître ainsi une
nouvelle pratique de l'enseignement des mathématiques , de façon réelle , elles ont souligné
l'importance d'entendre la professeure du cas réfléchir et contribuer à donner du sens à sa
pratique, révélant les intentions de ses actions. Les élèves en formation ont également appris
diverses connaissances pertinentes pour mettre en oeuvre l'enseignement exploratoire ,
notamment la connaissance du processus d'instruction, de planification et de conduite de
classe.