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A Política de “Escola a tempo inteiro” – emergência de uma perspetiva globaliza...

Autor(es): Pires, Carlos cv logo 1

Data: 2012

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/2838

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Assunto(s): Escola a tempo inteiro; 1.º ciclo do ensino básico; Forma escolar


Descrição
No presente texto reflexivo problematiza-se a política de Escola a Tempo Inteiro implementada em Portugal, a partir de 2005, agregadora de um conjunto de medidas de política educativa dirigidas à “valorização do 1.º ciclo do ensino básico”, nos domínios do tempo e do espaço (intrinsecamente escolares) e da atividade educativa. Assim, a análise do “modelo” de operacionalização daquela política revela a tendência para uma perspetiva “escolocêntrica” que resgata, para a escola pública, uma perspetiva globalizada da ação educativa exigindo uma maior focalização no “núcleo duro” do currículo e uma consequente disciplinarização do extracurricular, ou expansão da “forma escolar” para o espaço e tempo do “não formal”.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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