Autor(es):
Azevedo, Fernando
; Martins, Jorge
Data: 2011
Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/2817
Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa
Assunto(s): Leitura; Fruição; Competência literária; Reading; Pleasure; Literary competence; Lecture; Plaisir; Compétence littéraire
Descrição
Não nascemos leitores, nem tão pouco não leitores. Tornamo-nos leitores ou não,
em função das experiências motivadoras ou das experiências desmotivadoras que vivemos, ao
longo da nossa vida.
Este artigo apresenta uma experiência de promoção leitora através da actividade do clube
de leitura. Esta actividade foi realizada entre os anos de 2007-2008, com uma metodologia de
investigação-acção, tendo sido implementada em quatro turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico e
duas do 2.º Ciclo do Ensino Básico, representativas do universo de um agrupamento de escolas.
Pretendia-se constatar em que medida os clubes de leitura potenciavam o desenvolvimento
da competência literária e da literacia dos alunos envolvidos. Os resultados obtidos indicaram
que o clube de leitura permitiu um contacto mais dinâmico dos alunos com obras de literatura
infantil e juvenil, potenciando a fruição leitora, a competência literária e um incremento nas
actividades de natureza literácica We are not born readers, nor are we born non-readers. We become readers or
non-readers, depending on the motivating or demotivating experiences we live throughout
our life.
This paper presents an experiment to promote reading through the activity of a book club.
The activity was conducted between 2007 and 2008, using a research-action methodology
and implemented in four classes of the first basic education cycle and in two classes of the
second basic education cycle. All classes belonged to and were representative of a consortium
of schools.
The aim of the activity was to ascertain to what extent book clubs would promote the
development of literary competence and literacy in the students taking part. The results
gathered showed that the book club led to greater involvement of students with children’s
literature, enhanced the enjoyment of reading and increased literary competence and activities
focusing on literacy. Résumé: Nous ne naissons pas lecteurs, ni non lecteurs. Nous devenons lecteurs ou non
lecteurs, en fonction des bonnes expériences ou des mauvaises expériences que nous vivons,
au long de notre vie. Cet article présente une expérience de promotion de la lecture à travers
l’activité du club de lecture. Cette activité a été réalisée entre les années de 2007-2008, avec
une méthodologie de recherche-action, et a été mise en oeuvre dans quatre groupes du 1.er
Cycle et deux du 2.ème Cycle de l’ Enseignement Basique portugais, représentatives de
l’univers d’un regroupement d’écoles. Nous voulions constater dans quelle mesure les clubs
de lecture permettaient le développement de la compétence littéraire et les apprentissages en
lecture et écriture des élèves engagés. Les résultats obtenus ont prouvé que le club de lecture
a permis un contact plus dynamique des élèves avec des oeuvres de littérature de jeunesse,
développant leur plaisir lecteur, la compétence littéraire et un accroissement dans les activités
de lecture et d’écriture.