Recomendada pelo Plano Nacional de Leitura, esta narrativa apresenta caraterísticas de um bildungsroman, propondo aos seus jovens leitores refletir sobre aspetos essenciais da vida do sujeito como sejam, por exemplo, o significado do cumprimento da palavra dada, a importância da honra, o valor da amizade ou o que implica a aceitação, sem condicionamentos, do Outro. Esta importante dimensão axiológica, que abarc...
Embora o conceito de família possa ser perspetivado como histórica e sociologicamente variável, com representações, valores e ideologias nem sempre coincidentes, ele constitui hoje um elemento nuclear no processo educativo das crianças. Este artigo partirá das representações da família nos clássicos Peter Pan, de James Barrie, e Pipi das Meias Altas, de Astrid Lindgren, equacionando os lugares da família num qu...
La narración de cuentos literarios por estudiantes universitarios de Grado y Licenciatura de Educación Infantil es una experiencia de trabajo cuya finalidad es la mejora de la competencia comunicativa de estos estudiantes. La metodología empleada para llevar a cabo esta práctica está basada en los principios pedagógicos del Aprendizaje Servicio, los cuales combinan el currículo académico con un servicio a la co...
Os textos aqui apresentados estruturam-se em torno do eixo central da educação e representam um modo de pensar e de olhar a formação do sujeito em devir através das figuras mítico-simbólicas que a constituem, assim como das suas preocupações fundamentais, nomeadamente a sua relação com as suas formas culturais. Neste contexto, os textos reunidos debruçam-se sobre um leque temático aparentemente heterogéneo, ...
El presente trabajo sobre poemas infantiles y juveniles en castellano es una propuesta didáctica que se llevó a cabo en un contexto escolar con el fin de que los alumnos de Educación Primaria desarrollen una buena competencia lectora, escritora y literaria de este género poético en esta etapa de escolarización obligatoria. Para ello se propone un conjunto de poemas de diversa forma y estructura y un modelo de a...
Este artigo apresenta um conjunto de estratégias para ler e apreciar a poesia em contexto escolar, particularmente nos primeiros anos da escolaridade. A poesia é concebida como um tipo de texto onde a elevada concentração sígnica e a multivalência semântica, expandidas pela plurissignificação da conjugação dos elementos do conteúdo com os da expressão, possibilita, ao leitor, o contato emocional e afetivo com o...
In vitro organogenesis of Citrus was studied for the genotypes Citrus sinensis cv. 'Natal', C. limonia, C. volkameriana, and C. aurantium, with the use of epicotyl segments-derived explants, cultured in MT salts and vitamins medium supplemented with different concentrations of 6-benzylaminopurine (BAP - 0.0; 0.5; 1.0; 1.5 or 2.0 mg L-1). For the recalcitrant genotypes C. limonia and C. aurantium the in vitro or...
A mancha preta dos citros (MPC), causada por Guignardia citricarpa Kiely, tem sido responsável por grandes prejuízos no Brasil, onde todas as variedades comerciais de laranjeira doce são suscetíveis. Tendo em vista as perdas econômicas que essa doença causa à citricultura brasileira, este trabalho teve como objetivo avaliar variedades de laranjeiras de maturação tardia quanto à suscetibilidade à MPC. Trinta e s...
Hay muchos rostros a través de los cuales la globalización se ha dado a leer en el mundo contemporáneo. Sus rostros y significados complejos han demostrado claramente qué es hoy un factor dinámico, portador de cierta inestabilidad, por lo que también ha creado nuevos desafíos. Al asumir explícitamente las nociones de conectividad y proximidad, enfatizadas por los discursos de la globalización (Tomlinson 2008: 3...
Não nascemos leitores, nem tão pouco não leitores. Tornamo-nos leitores ou não, em função das experiências motivadoras ou das experiências desmotivadoras que vivemos, ao longo da nossa vida. Este artigo apresenta uma experiência de promoção leitora através da actividade do clube de leitura. Esta actividade foi realizada entre os anos de 2007-2008, com uma metodologia de investigação-acção, tendo sido implementa...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |