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A construção de sentidos em política educativa: o caso da Escola a Tempo Inteiro

Autor(es): Pires, Carlos cv logo 1

Data: 2007

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/1713

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Assunto(s): Escola a tempo inteiro; Escola pública; Políticas Públicas de educação; Ensino básico; Referencial; Instrumentos de acção pública


Descrição
Com o presente texto pretendemos apresentar sucintamente as principais linhas de força dum projecto de investigação sobre as medidas políticas que configuram a ideia de Escola a Tempo Inteiro no âmbito do 1.º Ciclo do Ensino Básico optando por uma abordagem pela “análise das políticas públicas” centrado na formulação e implementação dessas medidas. Desta forma, procuramos assentar o estudo em dois “modos de abordagem” que se interligam: um centrado na análise do processo de decisão política, a partir do qual procuraremos compreender como nasceu e se transformou/transforma a política; outro na sua implementação focalizado no estudo da acção do Estado e no posicionamento dos seus actores em interacção com outros actores sociais. Como “ferramentas” teóricas optamos pela análise cognitiva das políticas públicas recorrendo, em particular, ao conceito de referencial e pela abordagem pelos instrumentos de acção pública.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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