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Como desenvolver nos alunos a capacidade de demonstrar

Autor(es): Santos, Elvira cv logo 1 ; Rodrigues, Margarida cv logo 2

Data: 2009

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.21/1178

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Lisboa

Assunto(s): Demonstração; Currículo; Matemática; Aprendizagem matemática; Professor


Descrição
O novo Programa de Matemática do Ensino Básico dá um especial destaque à demonstração no 3.º Ciclo, integrando-a numa das capacidades transversais, o raciocínio matemático, e enquadrando-a num processo que se vai desenvolvendo desde os primeiros anos de escolaridade. Pressupõe-se portanto que a sua abordagem deverá ser transversal a todos os domínios temáticos. Nele refere-se que no “fim do 3.º ciclo, os alunos devem ser capazes de distinguir entre raciocínio indutivo e dedutivo e reconhecer diferentes métodos de demonstração” (p. 8). A investigação desenvolvida por Margarida Rodrigues que contou com a participação de Elvira Santos evidencia a importância do papel do professor na negociação com os alunos da necessidade da demonstração na aula de Matemática e do seu significado. Propomo-nos partilhar alguns resultados dessa investigação, centrando a nossa atenção nos aspectos a atender na acção didáctica do professor em estreita relação com as funções da demonstração.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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