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Relação entre o aproveitamento no ensino secundário e no ensino superior

Autor(es): Ramos, A. cv logo 1 ; Daniel, Ana Cristina Marques cv logo 2 ; Ramos, George cv logo 3 ; Cravo, Ivone Teresa Gregório cv logo 4 ; Rigueiro, Maria Constança Simões cv logo 5 ; Rei, Constantino Mendes cv logo 6 ; Amado, Jorge Manuel Pascoal cv logo 7

Data: 2004

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.11/984

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Assunto(s): Ensino secundário; Ensino superior; Insucesso; Relações entre variáveis


Descrição
"Dentro do actual quadro português no que respeita ao (in)sucesso educativo, convém salientar as elevadas taxas de abandono e de retenção do Ensino Superior assim como a metodologia utilizada para o ingresso no mesmo ensino - numerus clausus, classificações mínimas, provas específicas, ... . Esta situação obriga a que se perceba que é urgente o incremento da cultura educativa ao nível do Ensino Secundário e Ensino Superior, o que só se poderá alcançar pela resolução dos problemas de eficiência que caracterizam esses dois patamares de Ensino. Neste contexto, interessa compreender por que razão as exigências de aprendizagem no Ensino Superior reflectem de forma tão flagrante lacunas formativas ao nível do Ensino Secundário e até que ponto esse grau de exigência não é o resultado de pedagogias orientadas para o primado enciclopédico e não para o desejável desenvolvimento intelectual do aluno, quer enquanto futuro profissional quer enquanto cidadão. Factores como a influência social, o ambiente sócio-económico e cultural envolvente do aluno são também objecto de análise no presente trabalho."
Tipo de Documento Parte ou capítulo de livro
Idioma Português
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