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Modelos de comportamento e valores reais de módulo resiliente de agregados brit...

Author(s): Luzia, Rosa cv logo 1 ; Picado-Santos, Luís cv logo 2

Date: 2006

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/606

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Subject(s): Pavimentos rodoviários; Ensaios triaxiais cíclicos; Caracterização mecânica; Agregados


Description
Os pavimentos rodoviários em Portugal continuam a ser construídos, quase exclusivamente, recorrendo a agregados naturais, de um modo geral britados. No entanto, o comportamento mecânico deste tipo de materiais, apesar de alguns estudos já realizados nesse sentido, deve ser melhor estabelecido já que disso depende em boa medida a capacidade de previsão do comportamento em serviço daqueles pavimentos. Para contribuir para o melhor conhecimento desse comportamento desenvolveu-se um trabalho cujo principal objectivo foi a caracterização mecânica e a elaboração de modelos típicos de comportamento para materiais britados de diferentes litologias, passíveis de serem utilizados em camadas de sub-base ou base de pavimentos rodoviários. Nesta comunicação apresentam-se alguns dos resultados encontrados, nomeadamente no que respeita à modelação dos resultados dos ensaios triaxiais cíclicos, incluindo o modelo que, segundo este trabalho, melhor traduz o comportamento mecânico daqueles materiais portugueses.
Document Type Article
Language Portuguese
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