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Condições de implantação de parques de energias renováveis: para uma proposta d...

Autor(es): Nave, Ana cv logo 1 ; Paixão, Fátima cv logo 2

Data: 2004

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.11/363

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Assunto(s): Didáctica das ciências; prática pedagógica; CTS; energias renováveis


Descrição
Num modelo de escola que assuma a sua responsabilidade de contribuir para a construção de cidadãos, o professor tem cada vez menos a função de difusor da ciência enquanto informação e mais a de educador de Ciência enquanto conhecimento interrelacionado com a Tecnologia e a Sociedade (CTS), contribuindo para que os alunos despertem para um papel mais activo enquanto membros da sociedade. O trabalho que se apresenta foi um convite ao envolvimento dos alunos em problemáticas relacionadas com a importância da implementação, relacionando aspectos da ciência escolar com questões de interesse tecnológico e social. A importância da existência destes locais é fulcral já que o objectivo é atingir uma participação das energias renováveis que representem uma parte significativa da energia eléctrica consumida em Portugal, dentro de 10 a 15 anos. Partindo dessa problemática, contextualizada na própria região dos alunos, planificou-se, aplicou-se e avaliou-se, a unidade “Energia – Fontes e formas de energia” no âmbito da disciplina de Ciências físico-químicas e implementou-se no 7º ano de escolaridade.
Tipo de Documento Documento de conferência
Idioma Português
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