Document details

Inclusão de crianças com autismo : daquela sala…de mim para mim numa unidade de...

Author(s): Martins, Ernesto cv logo 1

Date: 2014

Persistent ID: http://hdl.handle.net/10400.11/2504

Origin: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Subject(s): Escola inclusiva; Educação especial; Unidades de ensino estruturado; Professor ensino regular; Autismo; Inclusive school; Special education; Structured teaching units; Regular education teacher; Autism


Description
Sabemos que a escola inclusiva pretende desenvolver uma pedagogia centrada em todas as crianças, de modo a educá-las com sucesso. É neste âmbito da educação inclusiva e educação especial relacionadas com alunos autistas que este estudo descritivo trata. Obtivemos informações, por um lado, dos professores (n=16) das Unidades de Ensino Estruturado e professores de turma, de três Agrupamentos de Escola da região centro de Portugal, sobre a utilidade dessas Unidades (entrevistas semiestruturadas) e, por outro lado, as opiniões (questionário) aos pais/encarregados de educação (n=8) dos alunos autistas em estudo, cruzando esses dados (triangulação) com a observação documental, natural (grelhas de registo) e participante realizada aos 8 alunos autistas em estudo sobre o seu desenvolvimento de competências básicas, comunicação e de interação social. Os resultados confirmam a valorização muito positiva dessas unidades de ensino nas escolas e o modo como intervêm os professores desse ensino estruturado. Abstract: We know that the inclusive school aims to develop a pedagogy focused on all children, in order to educate them successfully. It is in this context of inclusive educational and especial education related to autistic children that this is descriptive. We obtained information on the one hand, teachers (n = 16) of structured teaching units and class teachers, three groups of School of the central part of Portugal, about the usefulness of these units (semi-structured interviews) and, on the other hand the opinions (questionnaire) to parents/charge of education (n = 8) of autistic students in study, crossing this data (triangulation) with documentary observation, natural (grids of registration) and participant held to 8 autistic students in study on the development of basic skills, communication and social interaction. The results confirm the positive valuation of these units in schools and how involved teachers of structured teaching.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU