Detalhes do Documento

Ensino de química entre a sala de aula e o museu do papel

Autor(es): Ortigão, Manuela cv logo 1 ; Paixão, Fátima cv logo 2

Data: 2014

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.11/2500

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Assunto(s): Contextos formais e não formais; Educação CTS; Ensino de Química; Recursos naturais; Desenvolvimento sustentável; Museu do papel; Contextos formals i no formals; Educació CTS; Ensenyament de la Química; Recursos naturals; Desenvolupament sostenible; Museu del paper; Formal and non-formal contexts; STS Education; Chemistry teaching; Natural resources; Sustainability development; Paper museum


Descrição
Vivemos num planeta onde os recursos naturais são escassos para a população que nele habita. Os nossos alunos são os adultos de amanhã e cabe-nos a nós uma boa parte da responsabilidade pela educação para o desenvolvimento sustentável. Planificamos, aplicámos e avaliámos uma sequência de ensino sobre a produção do papel a partir das suas matérias-primas. As atividades desenrolaram-se na interação entre a sala de aula e o ambiente não formal do Museu do Papel Terras de Santa Maria (Portugal). Resum - Vívim en um mó non els recursos naturals són escassos per a la gent que l’habita. Els nostres estudiants són els adults del demà i en bona part recau en nosalres la responsabilitat de la seva educació per al desenvolupament sostenible. Planifiquem, apliquem i avaluem una sequència d’aprenentatge sobre la producció de paper a partir de les seves matèries primeres. Les activitats es van dur a terme amb interacció entre l’aula i l’entorm no formal del Museu do Papel Terras de Santa Maria (Portugal). Abstract - We live a word where natural resources are scarce for the people living therein. Our pupils are the adults of tomorrow and it is our responsibility for an education for sustainable development. We designed, applied and evaluated a teaching sequence about the paper production from its raw materials. Activities were held in interaction between classroom and non-formal environment of the Museu do Papel Terras de Santa Maria (Portugal).
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia