Detalhes do Documento

O contributo das TIC para a Leitura no 1ª Ciclo do Ensino Básico: Software de a...

Autor(es): Fernandes, Regina cv logo 1 ; Gil, Henrique cv logo 2

Data: 2013

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.11/1949

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Assunto(s): TIC; leitura; leitura assistida por computador; software de apresentação eletrónica; 1º Ciclo do Ensino Básico


Descrição
A leitura é uma atividade de elevada importância para o nosso dia-a-dia. Todos os dias e, em todas as áreas do saber, necessitamos da leitura. Cada vez mais tem vindo a apostar-se na formação de leitores competentes e na implementação de novas formas de leitura. Ao mesmo tempo, tem vindo a assistir-se a uma grande expansão da Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) nas escolas Portuguesas, dada a importância que têm para a vida em sociedade. Neste sentido, a presente investigação pretende compreender em que medida a realização de tarefas de leitura, com recurso a livros em suporte informático, contribuem para uma maior motivação dos alunos para a leitura. Para sustentar a investigação utilizou-se uma metodologia de natureza qualitativa (investigação-ação), baseada na implementação de tarefas de aprendizagem. Como principais fontes de recolha de dados desta investigação optou-se pelo inquérito por questionário, pela observação/avaliação da leitura e pelas notas de campo. A presente investigação foi desenvolvida no âmbito do estágio de Prática Supervisionada realizado numa escola do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho de Castelo Branco com um grupo de vinte e cinco alunos que frequentavam o segundo ano de escolaridade, no ano lectivo de 2011/2012. A análise dos dados permitiu verificar que os alunos possuem competências digitais no uso do computador e que o utilizam muitas vezes sozinhos em atividade de complemento das suas aprendizagens e atividades lúdicas. A comparação entre a avaliação inicial da leitura e a avaliação que foi realizada após a implementação das tarefas com a utilização de recursos digitais (livros digitais com utilização de software de apresentação eletrónica) permitiram concluir que houve uma evolução significativa do desempenho dos alunos ao nível da leitura, nomeadamente, em alguns alunos cuja avaliação da leitura inicialmente era negativa.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia