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Educação e interdisciplinaridade : laços, entrelaços e mais duas ou três palavr...

Autor(es): Martins, Ernesto cv logo 1

Data: 2007

Identificador Persistente: http://hdl.handle.net/10400.11/1380

Origem: Repositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo Branco

Assunto(s): Escola refundada; Parceria socioeducativa; Cultura aprendizagem; Aprender a aprender; Projeto curricular; Professor mediador; Mobilização educativa; Interdisciplinaridade


Descrição
A interdisciplinaridade educativa pode ser entendida ao nível metodológico e didáticopedagógico, nas ciências da educação. O autor analisa, a relação de dependência de conceitos no marco da sociedade do conhecimento, tais como, a “escola-trabalho-cultura” que constitui o seu trevo hermenêutico de base. Na primeira folha desse trevo (Escola) propõe a sua refundação na base da politica educativo local, das parcerias socioeducativas, do partenariado, numa lógica de territorialização educativa (gestão participativa e autonomia). Na sua folha desflorada (trabalho) incide a sua interpretação na qualificação e profissionalização dos trabalhadores através da formação (avançada) e ampliação de competências no contexto do novo “Projeto social” da sociedade do conhecimento. No desflorar da terceira folha (cultura) divulga a ideia de uma cultura global com uma cidadania participativa e responsavel na identidade dos valores e tradições. Termina o seu argumento propondo três palavras pedagógicas para uma possivel quarta folha do trevo de análise: a aprendizagem substitui o ensino e o modelo de escola deve ser “refundado”; uma nova compreensão dos saberes do conhecimento na formação, através de novas formas de “aprender a aprender”; e novas leituras do currículo – projeto educativo de escola e projeto curricular de turma/aula, de modo a entender os conteúdos e métodos como meios educativos na sociedade do conhecimento.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
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