Detalhes do Documento

O brincar num grupo de crianças de 3 anos

Autor(es): Moreira, Ana cv logo 1

Data: 2014

Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Assunto(s): Educação pré-escolar; Brincar; Professor investigador; Jogo


Descrição
As crianças no período pré-escolar envolvem-se em diferentes tipos de brincadeira nas diversas áreas da sala, que lhes proporciona variadas aprendizagens. Brincar permite às crianças adquirir um conjunto de aptidões, individual e coletivamente. Quando brincam, as crinças estabelecem interações com os pares ou com os adultos que as ajudam a desenvolver competências na resolução de problemas, expressam a sua criatividade, demonstram autonomia, desenvolvem a imaginação e cooperam mais umas com as outras. O educador de infância tem um papel essencial ao reconhecer o significado do brincar, devendo para isso criar ambientes estimulantes e espaços agradéveis com recurso a materiais interessantes e apelativos. Por outro lado, a forma como as crianças brincam e se envolvem nas brincadeiras permite ao educador observar e analisar as necessidades das crianças do grupo e percebe o seu desenvolvimento. Por outro lado, este trabalhon evidencia a intervenção pedagógica realizada ao longo do estágio, numa Instituição de educação pré-escolar, articulando a teoria à prática, baseada nos pressupostos teóricos já aprendidos. Relatório de estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti, para obtenção do grau de Mestre em Educação Pré-Escolar, área de especialização em Educação Pré-Escolar
Tipo de Documento Dissertação de Mestrado
Idioma Português
Orientador(es) Craveiro, Clara
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia