Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico ; O presente estudo, apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa e desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, intitula-se “A influência da planificação no desenvolvimento da escrita de textos”. Este documento pretende evidenc...
ResumoA Neurofibromatose tipo 1 (NF1) é uma doença multissistémica de carácter progressivo. Tem uma expressão fenotípica muito variada, sem factores preditivos de gravidade.Objectivos: caracterizar a população pediátrica com NF1 seguida na consulta de Neurologia Pediátrica no Hospital de Dona Estefània (HDE) e os principais motivos de referência; definir um protocolo de seguimento; definir critérios de referenc...
São apresentados 6 doentes com acidúria glutárica tipo I (AGI) (4 sexo M, 2 F), com idade actual entre os 29 e 251 meses (média: 121,5). Quatro tinham «cabeça grande» ao nascer, actualmente todos têm perímetro cefálico elevado.Uma menina teve uma forma aguda de apresentação, like-encefalite; quatro uma forma crónica com atraso de aquisições motoras, hipotonia, distonia e macrocrânea, e um esteve sempre assintom...
Os autores apresentam o caso clínico de uma criança do sexo feminino 8 anos de idade com Diabetes Mellitus insulinodependente com poliuria acentuada e diminuição da acuidade visual, cuja investigação levou ao diagnóstico de Atrofia óptica, Diabetes Insípida e Surdez neurosensorial. Perante o diagnóstico de Síndrome de Wolfram (DIDMOAD) e dada a raridade desta patologia os autores fizeram uma revisão bibliográfi...
As crianças no período pré-escolar envolvem-se em diferentes tipos de brincadeira nas diversas áreas da sala, que lhes proporciona variadas aprendizagens. Brincar permite às crianças adquirir um conjunto de aptidões, individual e coletivamente. Quando brincam, as crinças estabelecem interações com os pares ou com os adultos que as ajudam a desenvolver competências na resolução de problemas, expressam a sua cria...
Relatório Final de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclo do Ensino Básico ; O presente estudo, apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa e desenvolvido no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II, intitula-se “A influência da planificação no desenvolvimento da escrita de textos”. Este documento pretende evidenc...
Projeto de Pós-Graduação/Dissertação apresentado à Universidade Fernando Pessoa como parte dos requisitos para obtenção do grau de Mestre em Medicina Dentária ; A prótese dentária destina-se à substituição das peças dentárias perdidas, com o restabelecimento da função oral e atendendo às suas características e finalidade, são classificadas como dispositivos médicos (DM). A sua elaboração envolve uma interacção...
A telereferenciação com imagem é possível em Dermatologia pelo acesso directo ao órgão alvo. Os autores descrevem a experiência de um ano com este tipo de referenciação no Serviço de Dermatologia de um Hospital Central.PALAVRAS-CHAVE – Telereferenciação; Imagem; Dermatologia. ; Tele-referral is possible in Dermatology due to the direct access to the target organ. The authors report the experience of tele-refe...
Reflectance Confocal Microscopy (RCM) allows a high resolution imaging for in vivo non-invasive evalu- ation of skin lesions. Confocal imaging diagnostic criteria for BCC are described and two case reports presented. The authors review this topic and emphasize the RCM role as a non-invasive tool for diagnosis, no disease assumption and monitoring of recurrences after treatment.KEYWORDS – Microscopy, Confocal; C...
Mais do que meros relatórios sobre a caminhada que agora termino, o Relatório de Estágio tem como objetivo apresentar uma visão e reflexão crítica, estruturada e fundamentada de todas as minhas vivências decorrentes do EP. Esta longa e desafiante jornada (EP) realizou-se na Escola Básica Integrada com J. I. Prof. Dr. Ferrer Correia, com um NE constituído por 4 elementos. Todo o processo foi acompanhado de forma...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |