Author(s):
Pires, Joana
Date: 2014
Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Subject(s): Educação pré-escolar; 1º Ciclo do Ensino Básico; Aprendizagem; Professor reflexivo
Description
O presente relatório de estágio é o reflexo de toda a prática educativa
desenvolvida nas valências de Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do
Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º
Ciclo do Ensino Básico. O profissional generalista deve ser capaz de reconhecer as
semelhanças e as disparidades entre estes dois contextos educativos, estabelecendo
uma continuidade pedagógica que vise o desenvolvimento integral da criança.
Neste sentido, toda a prática pedagógica foi suportada por pressupostos
teóricos, que se encontram refletidos ao longo deste relatório, e pelos quais a
estagiária orientou a sua prática. Estes, serviram de base a toda a intervenção
desenvolvida e, consequentemente, contribuíram para a promoção do processo de
ensino-aprendizagem da criança.
O educador deve ser o facilitador da aprendizagem e não um mero reprodutor
de informação, mas sim alguém que proporciona à criança a construção dos seus
próprios conhecimentos, incentivando à reflexão, de forma a que esta seja um agente
ativo ao longo do seu processo de ensino-aprendizagem e não um mero espectador
do mesmo. Sendo este um dos princípios inerentes à sua prática, a estagiária
promoveu, sempre, atividades que estimulassem o desenvolvimento do pensamento e
da capacidade crítica e reflexiva da criança, através da interrogação, surgindo, assim,
“A Interrogação como Fator Promotor de Sucesso na Aprendizagem”, pois é a partir da
interrogação, das inquietações que se colocam que a criança desenvolve o seu
pensamento e a sua forma de pensar, adquirindo uma perspetiva crítica, tornando-se,
assim, um agente ativo na sociedade.ABSTRACT
The present internship report is the reflection of all educational practice
developed in the areas of Pre-School Education and in the teaching of the 1st Cycle of
Basic Education, within the Master’s degree in Pre-School Education and in Teaching
of the 1st Cycle of Basic Education. The generalist professional should be able to
recognize similarities and disparities between these two educational contexts,
establishing a pedagogical continuity that intends the integral development of the child.
Therefore, all pedagogical practice as been supported by theoretical
assumptions, that are mirrored throughout this report, and by which the intern has
guided her practice. These, were the basis of all the intervention developed and,
consequently, contributed to the promotion of the teaching-learning process.
The educator should be the facilitator of learning and not a mere conveyor of
information, but someone that provides the child the construction of it’s own
knowledge, incentivizing to reflection, in a way that it becomes an active agent over the
course of the teaching-learning process and not only a spectator of it. Being this one of
the principles inherent to her practice, the intern promoted, every time, activities that
stimulated the development of thought and critical reasoning and reflection from the
child, through questioning, therefore arising, “Questioning as a Promotive Factor in the
Success of Learning”, because it’s through questioning, and the concerns following,
that the child develops it’s own thought and it’s own way of thinking, acquiring a critical
perspective, becoming an active agent in society. Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação
de Paula Frassinetti para obtenção do grau de Mestre em Educação
Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico