Author(s):
Cunha, Diana
; Neves, Ivone
; Pinheiro, Ana
Date: 2014
Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Subject(s): Professor de dupla habilitação; Professor generalista
Description
Tomar consciência do papel do educador de infância e do professor do 1º CEB
manifesta-se uma tarefa essencial à prática, permitindo uma orientação da
intervenção educativa, no sentido de ir ao encontro do que é esperado por parte
destes profissionais. O trabalho espelha as experiências nos contextos de 1º Ciclo do
Ensino Básico e de Educação Pré-Escolar, sendo que se encontram evidenciadas as
especificidades, transversalidade e continuidade existentes em ambos os contextos. A
abordagem do estudo apresenta um caráter misto. Isto é, por um lado um caráter
qualitativo, na medida em que procuramos perceber mecanismos, comportamentos e
atitudes, por outro lado um caráter quantitativo, na medida em que a informação,
recolhida através dos questionários e entrevistas, pode espelhar uma perspetiva
quantitativa. O trabalho, comum a ambas as valências, com vista a um incremento na melhoria da
intervenção educativa, visa compreender as necessidades, motivações e
comportamentos dos sujeitos de estudo. Este estudo tem caraterísticas próximas de
uma investigação-ação que permitiram uma avaliação constante da intervenção com o
objetivo de a tornar mais eficaz Os instrumentos e técnicas de investigação utilizados foram a análise documental, as
listas de verificação ou controlo, as grelhas de observação, a observação participante,
os registos de observação, o inquérito por questionário, a entrevista, os instrumentos
de avaliação das aprendizagens, o portfólio de criança, o registo de projeto lúdico e a rede curricular. O conhecimento dos grupos de crianças permite atitudes adequadas,
assim como uma planificação mais eficaz, na medida em que são promovidas
atividades significativas e diferenciadas que vão de encontro às necessidades e
interesses de cada um.Estes reguladores da prática educativa são instrumentos que permitem a reflexão,
prática sine-qua-non para uma intervenção de qualidade, pois esta ação vai permitir
uma avaliação dos acontecimentos e suas consequências e, ainda, a remodelação de
práticas e atitudes.