Detalhes do Documento

Problematizar a educação: um testemunho na construção da profissionalidade

Autor(es): Ferreira, Ana Luísa cv logo 1 ; Assunção, Ana Catarina cv logo 2

Data: 2013

Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Assunto(s): Professor de dupla habilitação


Descrição
Neste artigo pretende-se, no contexto de alargamento dos domínios de habilitação do docente generalista que passa a incluir a habilitação conjunta para os 1º e 2º CEB e privilegiando uma maior abrangência de níveis e ciclos de ensino tornando possível a mobilidade dos docentes, assentando num discurso de formato testemunhal, contribuir para a clarificação do perfil formativo de um professor de dupla habilitação. Assim, apresenta-se uma visão experienciada relativa à identidade destes professores, aos caminhos a percorrer lado a lado com as (des) continuidades inerentes a este perfil formativo, à enumeração e vantagens e desvantagens de um professor de dupla docência, num claro contributo para a melhoria do percurso formativo agora em vigor.In this paper is intended, in the context of expanding the scope of qualification of teachers who now include enabling joint for the double qualification for teaching in the contexts of the infant and junior ranges of Primary School favoring a greater range of levels and stages of education making possible the mobility of teachers, contributing to the clarification of the training profile of a double qualification for teaching. Thus, this article presents a vision concerning the identity of these experienced teachers, ways to go hand in hand with the (dis) continuities inherent in this training profile, the advantages and disadvantages of a double qualification teacher in a clear contribution to improving the training path nowadays.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia