Detalhes do Documento

Interatividade digital do Método das 28 Palavras como motivador na aquisição da...

Autor(es): Correia, Helena Costa Pinto cv logo 1 ; Cruz, Mário cv logo 2

Data: 2012

Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Assunto(s): Síndrome de Down (Trissomia 21); Iniciação à leitura; Método das 28 Palavras


Descrição
O tema central desta investigação centra-se na verificação da vantagem da interatividade digital do método das 28 palavras no processo de aquisição da competência leitora em crianças portadoras de Trissomia 21. Inicialmente, exploramos as principais características destas crianças, analisamos os métodos de aprendizagem da leitura e da escrita, dando especial atenção ao método das 28 palavras e, por fim, investigamos qual a utilidade e as vantagens das TIC no processo ensino-aprendizagem. Com efeito, o estudo de caso aqui apresentado é baseado na aplicação de atividades elaboradas no software educativo Jclic apoiadas sempre no método das 28 palavras e nas caraterísticas da criança observada. Esta é portadora de Trissomia 21, tem 8 anos e encontra-se a frequentar o 1º ano de escolaridade em processo de iniciação de aprendizagem da leitura. Projecto de investigação no âmbito da Pós-Graduação em Educação Especial da Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti.
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia