Autor(es):
Leitão, Ana Rita
Data: 2013
Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Assunto(s): Intervenção educativa
Descrição
O presente relatório de estágio enquadra-se no âmbito das Unidades
Curriculares de Estágio I em Educação Pré-Escolar e Estágio II em Ensino do 1º de
Ensino Básico.
Ao longo do percurso formativo, foram realizadas diversas pesquisas com o
objetivo de conhecer a perspetiva de diversos autores que, por sua vez, sustentassem
a prática pedagógica realizada pela estagiária, procurando, sempre, compreender de
que forma a prática pedagógica na Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico
se desenvolve, salientando o papel da futura educadora/professora.
A estagiária procurou por em prática todos os conhecimentos adquiridos
durante a Licenciatura em Educação Básica, bem como neste ciclo de estudos e,
neste sentido, adotou diversos procedimentos investigativos na elaboração deste
documento. Salienta-se a análise documental, pesquisas bibliográficas
(complementando a prática com a teoria), análise de conteúdo, registos de observação
diários, reflexões e observações participantes e não participantes.
Tal como o título indica, “Estratégias Diversificadas na Promoção das
Aprendizagens”, o presente relatório faz referência às estratégias utilizadas pela
estagiária, visando a promoção de uma constante aprendizagem dos discentes,
evidenciando as várias experiências educativas proporcionadas, numa lógica de
aprendizagem constante de todos os intervenientes.This internship report fits within the Curricular Units of Stage I in Preschool
Education and Teaching in Stage II of the 1st Basic Education.
Throughout the training path, several studies were conducted in order to know
the perspective of several authors who, in turn, sustain the pedagogical practice
conducted by an intern, looking, always, to understand how the pedagogical practice in
Preschool school and 1st cycle of basic education develops, emphasizing the role of
educator / teacher.
The intern sought to put into practice all the knowledge acquired during the
Bachelor in Elementary Education, and this cycle of studies and, in this sense, various
investigative procedures adopted in the preparation of this document. It’s emphasized
the document analysis, literature searches (complementing the practice with the
theory), content analysis, reports of daily observation, reflections and observations
participants and nonparticipants.
As the title indicates, “Estratégias diversificadas na promoção de
aprendizagens”, this report refers to the strategies used by the trainee in order to
promote a continuous learning of the students, highlighting the multiple educational
experiences provided in a logical constant learning of all. Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção de grau Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino 1º ciclo do Ensino Básico.