O presente relatório de estágio enquadra-se no âmbito das Unidades Curriculares de Estágio I em Educação Pré-Escolar e Estágio II em Ensino do 1º de Ensino Básico. Ao longo do percurso formativo, foram realizadas diversas pesquisas com o objetivo de conhecer a perspetiva de diversos autores que, por sua vez, sustentassem a prática pedagógica realizada pela estagiária, procurando, sempre, compreender de que form...
Tese de doutoramento, História (História e Cultura do Brasil), Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2012 ; Tendo por finalidade primordial reflectir o processo de introdução da língua portuguesa em meio indígena, sugere-se uma digressão pelas políticas empreendidas pela Coroa ao longo dos séculos XVII e XVIII, empenho de missionários e professores régios, metodologias de ensino e problemáticas associad...
Tese de mestrado, Ciências da Educação (Formação de Professores), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, 2009. ; Este trabalho teve como foco privilegiado o estudo das necessidades de formação segundo a perspectiva dos professores de 1º Ciclo relativamente ao processo de ensino/ aprendizagem da leitura. Procurámos apreender o mundo subjectivo das dificuldades vividas, dos de...
Entre as inúmeras teorias existentes sobre gestão de empresas, gestão de operações e de projectos, nenhuma se debruça sobre os Centros de Investigação e Desenvolvimento (CID) em particular. Os recursos disponíveis na área de gestão são, no entanto, adaptáveis aos CID tendo em conta as características específicas que os distinguem, por exemplo, das PME. Recorrendo às teorias de gestão, à análise de um exemplo de...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |