Autor(es):
Fernandes, Teresa Mafalda Brito
Data: 2013
Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Assunto(s): Intervenção educativa; Observação
Descrição
O presente relatório surge no âmbito do Mestrado na Área de Formação de
Professores – Especialidade em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino
Básico e evidencia a prática educativa em duas instituições, em contexto pré-escolar e
1º Ciclo do Ensino Básico, num período de quatro meses de estágio em ambos os
contextos.
Neste relatório caracteriza-se e contextualiza-se as instituições, assim como o
grupo de crianças, o meio envolvente e a experiência da estagiária, salientando a sua
evolução durante este período. Desta forma, foi pertinente realizar um estudo de
caracter qualitativo, referente aos participantes do estudo, composto por vinte e três
crianças, no pré-escolar e vinte e cinco crianças no 1º Ciclo do Ensino Básico. Deste
modo, o presente relatório apresenta o desenvolvimento profissional e pessoal da
estagiária em ambas as valências, tendo em conta uma análise detalhada da
intervenção educativa nos dois contextos e consequente reflexão. Para complementar
esta análise, foi realizada uma recolha de dados com registos de observação, registos
fotográficos, grelhas de observação, listas de verificação, entre outros, bem como uma
descrição detalhada de toda a intervenção educativa, pautada pelos desafios que se
colocam ao profissional da educação, com alicerces nas teorias públicas,
metodologias educativas e um exercício de reflexão constante.This report comes under the Master Degree in Preschool Education and
Teaching of Elementary School shows the educational practice in both institutions, in
the context of preschool and 1st cycle of Basic Education, on a four-month internship in
both contexts.
This report characterizes and contextualizes the institutions, as well as the
group of children, the environment and experience of a intern, showing its evolution
during this period. Thus, it was pertinent to conduct a study of qualitative character,
referring to the study participants, composed of twenty-three children in preschool and
twenty-five children in the 1st cycle of basic education. This report presents the
development professional and personal level of the intern in both internships,
considering a detailed analysis of the educational intervention in both contexts and
consequent reflection. To complement this analysis, it was performed a data collection
with records of observation, photographic records, observation grids, checklists, among
others, as well as a detailed description of all the educational intervention, guided by
the challenges facing the professional education, based on the public theories,
educational methodologies and a constant reflection. Relatório de Estágio apresentado à Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti para obtenção de grau Mestre em Educação Pré-Escolar e Ensino 1º ciclo do Ensino Básico.