Autor(es):
Bernardo, Carla Alexandra Albano
Data: 2008
Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Assunto(s): Sobredotados; Influência dos pares; Educação especial
Descrição
A sensibilidade e o interesse crescentes pela problemática da sobredotação e dos
alunos sobredotados justificam-se pelos avanços e pela maior difusão social dos temas
da psicologia e da educação. Por exemplo, aceita-se mais facilmente a diversidade e a
diferenciação humana, assim como o direito à co-existência e respeito dessa mesma
diferença e individualidade. (Winner, 1996). Ganha sentido, no âmbito de uma política
socioeducativa de igualdade de oportunidades, que a escola – dita agora uma escola
inclusiva – se preocupe com os seus alunos mais capazes e que deles possa esperar a
excelência na sua aprendizagem e rendimento académico.
Por outro lado, a problemática ganha maior visibilidade se atendermos a que,
apesar das altas habilidades e elevados desempenhos em certas áreas cognitivas, vários
destes alunos sobredotados passam despercebidos no sistema educativo ou, ainda,
aparecem identificados apenas quando evidenciam particulares dificuldades de
comportamento e de desenvolvimento.
Muito naturalmente, a sobredotação deve ser enquadrada nas actuais políticas de
integração escolar, mais concretamente no seio das "necessidades educativas especiais",
e como tal pode fazer apelo a diferentes formas de actuação. Toda a educação deve ter
como objectivo fundamental a promoção da excelência e o desenvolvimento máximo do
potencial humano em todas as áreas de realização, atendendo às características e
necessidades de cada aluno em particular. Não podemos, então, considerar a educação
dos sobredotados como uma questão de elitismo ou de segregação, pois tanto seria
injusto tratar de modo diferente aqueles que são iguais, como tratar de modo igual
aqueles que são diferentes (Tourón & Reyero, 2000).
O estudo da sobredotação, especificamente no nosso país, tem sido alvo de um
crescente interesse e esforço por parte da comunidade científica. Ainda assim, assiste-se
em Portugal a uma relativa inércia nas mudanças operadas no terreno da educação dos
sobredotados, ainda que se vislumbre um interesse e esforço políticos em especificar
linhas orientadoras ou directrizes nesta matéria. O caso da precocidade do
desenvolvimento psicológico, e a possibilidade de uma entrada antecipada na escola,
ilustra uma área em que a legislação educacional apresenta, no nosso país, alguma
atenção educativa diferenciada aos alunos sobredotados. 51, [25] f.