Document details

Como vai o tempo no 1º ciclo?

Author(s): Nogueira, Isabel Cláudia cv logo 1

Date: 2008

Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Subject(s): Prática educativa; Ensino básico (1º ciclo); Ensino da matemática


Description
A Associação de Professores de Matemática subordinou o Ano Temático 2005/2006 ao tema Matemática e Tempo. Com esta iniciativa, pretendeu-se, entre outros aspectos, compreender melhor a estreita ligação que existe entre a Matemática e Tempo e, em particular, a influência que o Tempo temao nível da aprendizagem da Matemática e das práticas profissionais dos professores. É neste contexto que nos propomos apresentar dados obtidos num estudo exploratório sobre práticas lectivas com recurso a explorações sobre o Tempo no âmbito da Matemática no 1º Ciclo do Ensino Básico. Com a realização desse estudo, pretendeu-se identificar e caracterizar situações, actividades e materiais presentes em propostas de trabalho relacionadas com a exploração do Tempo no 1º Ciclo. Como principais conclusões deste estudo, refiram-se uma frequente exploração praticamente em simultâneo do conceito de Tempo e dos respectivo( s) processos(s) de medição, a prática corrente de apresentação aos alunos de situações contextualizadas e significativas, alguma interdisciplinaridade nas actividades propostas e uma utilização de materiais bastante diversificada nas práticas de sala de aula. p. 73-82
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU