Author(s):
Ribeiro, Ana Sofia
; Cavalcanti, Joana
; Cruz, Mário
Date: 2011
Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Subject(s): Educação inclusiva; Educação intercultural
Description
O seguinte artigo surgiu como resultado de uma investigação, a qual se baseia num estudo de caso, realizada
acerca das perspectivas da Educação Intercultural como promotora de práticas inclusivas.
A Educação, na sociedade contemporânea, tornou-se um desafio porque a escola e a sociedade vivem numa
constante dicotomia à qual os especialistas chamam de “daltonismo cultural” contrapondo ao “apelo” (in)
consciente dos alunos que reflectem o “arco-íris” da diversidade na nossa heterogénea sociedade.
Reconhecemos que a sociedade delega na escola o papel primordial da educação e que esta reflecte o
desenvolvimento da sociedade que apela a uma Educação Intercultural e inclusiva, para que todos os alunos,
independentemente das suas necessidades e especificidades, tenham direito a uma educação efectiva e valorativa.
Assim sendo, este artigo irá procurar compreender os caminhos do “Movimento Escola Inclusiva” e da
interculturalidade, passando pela compreensão destes fenómenos que se inter-relacionam e complementam. Para
além de uma visão global desta temática, nesta iremos reflectir a nossa atenção no âmbito da Educação Préescolar.
A incidência neste nível educativo teve em consideração a realização de um estudo de caso acerca do trabalho
transdisciplinar entre docente (educador de infância) e terapeutas (ocupacional e da fala) para a inclusão de uma
criança, de cinco anos de idade, com características do espectro do autismo numa sala do Pré-escolar no Grande
Porto, Portugal. The following article was the result of an investigation, which is based on a case study, conducted about the
prospects of intercultural education as promoting inclusive practices.
In contemporary society, education has become a challenge because school and society live in constant dichotomy
which experts call "cultural blindness" in contrast to the "call" (un)aware of students who reflect the "rainbow"
diversity of our heterogeneous society.
We recognize that society delegates to the school the primary role of education and it reflects the development of
society which calls for Intercultural Education and inclusion for all students regardless of their specific needs and
are entitled to an effective education and values.Therefore, this research will seek to understand the ways of the inclusive school movement and interculturalism,
through understanding of these phenomena are interrelated and complementary. In addition to an overview of
this topic this research will focus on the pre-school education.
The focus at this level has take into account the educational attainment of a case study about the interdisciplinary
work between teacher (kindergarten teacher) and therapists (occupational and speech) for the inclusion of a fiveyears-
old child, with features of autism spectrum in a room of the preschool education in Oporto, Portugal.