Document details

Dinâmicas de Reconhecimento da Criança, sujeito de direitos

Author(s): Gonçalves, José Luís cv logo 1

Date: 2011

Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Subject(s): Direitos humanos


Description
Os Direitos Humanos estabilizaram, ao longo de décadas, um património conceptual que necessita de ser permanentemente actualizado em sede educativa para ser eficaz na promoção da dignidade humana. Diante da emergência de uma quarta geração de direitos baseada no paradigma da diversidade, o desafio educativo actual consiste em tornar visível o outro diverso para que possa usufruir das prerrogativas da contemporaneidade. As dinâmicas de reconhecimento da singularidade do ser humano em todas as suas fases e contextos de vida – como é a criança na sua infância – pressupõem a construção da identidade(s) a partir de um humanismo relacional que se exprime numa educação aberta à alteridade.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU