© Copyright – Escola Superior de Educação Paula Frassinetti; Universidade Católica Portuguesa - Porto
; Ampliación de ámbitos de habilitación para la docencia: Que balance? ; ÉLARGISSEMENT DE DOMAINES D’HABILITATION POUR L’ENSEIGNEMENT: QUEL BILAN? ; ALARGAMENTO DE DOMÍNIOS DE HABILITAÇÃO PARA A DOCÊNCIA: QUE BALANÇO?
O Estudo de Investigação “VOLUNTARIADO, missão e dádiva” foi desenvolvido pela Fundação FÉ e COOPERAÇÃO – FEC – durante o Ano Europeu do Voluntariado (AEV 2011) em parceria com a Escola Superior de Educação Paula Frassinetti, com o objetivo de conhecer melhor o voluntariado missionário em Portugal e os seus agentes – OS VOLUNTÁRIOS. ; FEC – Fundação Fé e Cooperação
Smiles have been related to affective states (either positive or negative) and to communicative and interactive processes. The present study aims to evaluate the perception of 16 types of smiles as regards empathy and potential for social interaction, with a view at establishing the meaning accorded by decoders to differently FACS coded smiles. A smile data base collected in a clinical context was FACS coded an...
Este artigo relata uma experiência ocorrida no âmbito do ensino de estudantes do curso de educação social que, após terem realizado uma investigação de cariz antropológica num bairro da cidade do Porto a partir do conceito de “não-lugares” de Marc Augé, continuavam sem “ver” e “reconhecer” os seus habitantes, permanecendo estes sem rosto e nome concretos nas transcrições e nos discursos destes estudantes. O pro...
Partindo de uma reflexão sobre os Direitos da Criança, este projecto centra-se no papel da Educação e das instituições sócio-educativas na promoção, reflexão e defesa dos mesmos, numa perspectiva de formação de adultos e crianças. Ao longo do percurso, foram promovidas acções de esclarecimento e sensibilização junto dos agentes educativos, sobre os aspectos pedagógicos, jurídicos, psicológicos e sociais sobre o...
Os Direitos Humanos estabilizaram, ao longo de décadas, um património conceptual que necessita de ser permanentemente actualizado em sede educativa para ser eficaz na promoção da dignidade humana. Diante da emergência de uma quarta geração de direitos baseada no paradigma da diversidade, o desafio educativo actual consiste em tornar visível o outro diverso para que possa usufruir das prerrogativas da contempora...
O reconhecimento da pluriculturalidade das sociedades contemporâneas e das tensões que este fenómeno suscita no espaço público destas não é um facto novo em si. O elemento de novidade, no plano da educação, é a integração de tal diversidade cultural na pedagogia e na intervenção social. Reflectir as implicações desta integração em alguns dos seus pressupostos teórico - -práticos constitui o objectivo deste arti...
Financiadores do RCAAP | |||||||
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |