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O (e)portfolio reflexivo como estratégia de formação

Author(s): Ramalho, Rui cv logo 1 ; Gonçalves, Daniela cv logo 2

Date: 2010

Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Subject(s): Formação inicial de professores - portefólio


Description
Enquanto lugar privilegiado de formação, com uma tradição e uma identidade organizacional próprias, a universidade ocupa uma posição fundamental na afirmação de uma vontade educadora, interagindo e co-responsabilizando-se solidariamente em todos os contextos pedagógicos. Para isso precisa activar os seus modos de reflexão, multiplicando-os e reinventando-os. O trabalho que pretendemos apresentar inscreve-se no âmbito da formação inicial de professores e centra-se no pressuposto de que o desenvolvimento profissional e pessoal dos professores estagiários se pode promover através do desenvolvimento das capacidades de reflexão crítica, assente na elaboração de (e)portfolios reflexivos, enquanto processo de (re)construção gradual de conhecimento, de transformação das práticas e dos contextos, de emancipação profissional e de inovação pedagógica. A investigação realizada e o cruzamento dos dados recolhidos ao longo do processo possibilitam a apresentação de uma análise transversal, tendo em conta as seguintes dimensões: - Compreensão e importância da elaboração de (e)portfolios individuais, dos contributos da formação em contexto e do respectivo modelo de supervisão educativa para o desenvolvimento profissional e pessoal dos participantes; - Reconhecimento da importância dos processos supervisivos de diferenciação quer na intervenção pedagógica, quer na construção dos (e)portfolios; - Identificação das principais dificuldades e quais os suportes mais valorizados nos processos de construção de (e)portfolios. - Aprofundamento do conhecimento acerca das potencialidades da metodologia (e)portfolio para os estudantes. Pode, ainda, referir-se que a elaboração de (e)portfolios reflexivos se apresenta como uma estratégia que se articula coerentemente com uma filosofia de formação reflexiva, humanista e ecológica e com um modelo de supervisão integrador das dimensões formativa, avaliativa e supervisiva adequados à promoção do desenvolvimento consciente, global e progressivo dos professores quer como pessoas, quer como profissionais,respeitando e relevando a sua especificidade, singularidade e identidade próprias. A intencionalidade pedagógica e a inovação são, assim, os denominadores comuns a todos os níveis da organização e gestão deste estudo.
Document Type Conference Object
Language Portuguese
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