Author(s):
Ramalho, Rui
; Gonçalves, Daniela
Date: 2010
Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Subject(s): Formação inicial de professores - portefólio
Description
Enquanto lugar privilegiado de formação, com uma tradição e uma identidade
organizacional próprias, a universidade ocupa uma posição fundamental na afirmação de
uma vontade educadora, interagindo e co-responsabilizando-se solidariamente em todos
os contextos pedagógicos. Para isso precisa activar os seus modos de reflexão,
multiplicando-os e reinventando-os.
O trabalho que pretendemos apresentar inscreve-se no âmbito da formação inicial de
professores e centra-se no pressuposto de que o desenvolvimento profissional e pessoal
dos professores estagiários se pode promover através do desenvolvimento das
capacidades de reflexão crítica, assente na elaboração de (e)portfolios reflexivos,
enquanto processo de (re)construção gradual de conhecimento, de transformação das
práticas e dos contextos, de emancipação profissional e de inovação pedagógica.
A investigação realizada e o cruzamento dos dados recolhidos ao longo do processo
possibilitam a apresentação de uma análise transversal, tendo em conta as seguintes
dimensões:
- Compreensão e importância da elaboração de (e)portfolios individuais, dos
contributos da formação em contexto e do respectivo modelo de supervisão
educativa para o desenvolvimento profissional e pessoal dos participantes;
- Reconhecimento da importância dos processos supervisivos de diferenciação quer
na intervenção pedagógica, quer na construção dos (e)portfolios;
- Identificação das principais dificuldades e quais os suportes mais valorizados nos
processos de construção de (e)portfolios.
- Aprofundamento do conhecimento acerca das potencialidades da metodologia
(e)portfolio para os estudantes.
Pode, ainda, referir-se que a elaboração de (e)portfolios reflexivos se apresenta como
uma estratégia que se articula coerentemente com uma filosofia de formação reflexiva,
humanista e ecológica e com um modelo de supervisão integrador das dimensões
formativa, avaliativa e supervisiva adequados à promoção do desenvolvimento consciente,
global e progressivo dos professores quer como pessoas, quer como profissionais,respeitando e relevando a sua especificidade, singularidade e identidade próprias. A
intencionalidade pedagógica e a inovação são, assim, os denominadores comuns a todos
os níveis da organização e gestão deste estudo.