Author(s):
Trevisan, Gabriela
Date: 2010
Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Subject(s): Emoções - criança; Sociologia da infância
Description
O presente texto apresenta uma análise preliminar de um estudo
constituindo uma análise sociológica da construção da afectividade e amor entre
crianças, inserida nos quadros de análise da Sociologia da Infância. A acção da criança
será entendida como estrutural, na medida em que se analisarão os seus
constrangimentos e possibilidades, considerando os diferentes níveis de consciência.
Mas, também se considera que o ser humano, enquanto agente – ou a criança enquanto
agente – é dotado de capacidade reflexiva e consciente, em diferentes graus, da acção
que desenvolve, reconhecendo, ainda, que essa acção tem consequências intencionais ou
não intencionais, no espaçotempo
em que se desenrola. (Giddens, 1984). Na acção da
criança, os sentimentos e afectos são considerados estruturadores dessa mesma acção,
definindo a posição da criança no seu grupo de pares. As crianças são, assim,
consideradas competentes, nos seus afectos, sendo capazes de os definir e de reflectir
sobre eles e sobre a forma estes como se constituem na relação de pares. É a criança
capaz de identificar diferentes afectos? Como define a criança a amizade e o amor? Que
critérios estão na base da sua constituição? Poderseá
falar de um amor infantil?
Recorrendo a metodologias de tipo qualitativo e interpretativo e técnicas diversificadas
(observação e notas de campo, entrevistas, análise de desenhos, análise de
textos/materiais produzidos pelas crianças), este estudo desenvolveuse
com grupos de
crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de idade, em duas salas de
um ATL., dos arredores do Porto. Serão, assim, apresentados os resultados do trabalho
realizado com as crianças. p. 41-70