Document details

A Aula de Matemática como Espaço Promotor de Autonomia

Author(s): Nogueira, Isabel Cláudia cv logo 1

Date: 2009

Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Subject(s): Ensino básico (1º ciclo); Práticas educativas; Ensino da matemática


Description
Espaços e tempos que privilegiem a análise, a discussão, a investigação, a argumentação e a reflexão – pilares essenciais do desenvolvimento pessoal e à participação democrática –, parecem (continuar a) não ter lugar na sala de aula de Matemática. A partir de uma exemplificação da aplicação de um modelo de análise de processos de instrução proposto pela perspectiva Onto-Semiótica da Cognição e Instrução Matemática (Godino e Batanero, 1998; Godino, 2002; Godino, Contreras e Font, 2006), pretendemos provocar a reflexão sobre contextos e práticas de aprendizagem/ensino da Matemática e a sua influência na promoção da autonomia do aluno. Places and moments with the emphasis on analysis, discussion, research, argumentation and reflection – essential both to personal development and to democratic participation - seem to (continue) having no room in the math class. With an example of a mathematical instruction process analysis based on the Onto-Semiotic approach to Mathematical Cognition and Instruction (Godino e Batanero, 1998; Godino, 2002; Godino, Contreras e Font, 2006), we intend to reflect about contexts and practices of learning / teaching mathematics and their influence in the promotion of student´s autonomy. Des espaces et des temps en mettant l'accent sur l'analyse, la discussion, la recherche, l'argumentation et la réflexion - piliers du développement personnel et de la participation démocratique – parait demeurent souvent absents des classes de mathématiques. D'après une analyse d’un procès d'instruction mathématique proposé par l’approche Ontosémiotique de la Cognition et l'Enseignement des Mathématiques (Godino y Batanero, 1998; Godino, 2002; Godino, Contreras y Font, 2006), nous avons l'intention de relever les contextes et les pratiques de l'apprentissage / enseignement des mathématiques et leurs influences dans la promotion de l'autonomie de l'apprenant. Espacios y tiempos con el énfasis en el análisis, discusión, investigación, discusión y reflexión - pilares del desarrollo personal y participación democrática - parecen que (continúan) no tiendo lugar en el aula de matemáticas. A partir de un ejemplo de la utilización de un modelo de análisis de procesos de instrucción basado en el enfoque Onto-Semiótico de la Cognición y Instrucción Matemáticas (Godino y Batanero, 1998; Godino, 2002; Godino, Contreras y Font, 2006), tenemos la finalidad de reflexionar los contextos y las prácticas de aprendizaje / enseñanza de las matemáticas y su influencia en la promoción de la autonomía del alumno.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Related documents



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU