Detalhes do Documento

Contextos e Práticas – A experimentação acompanha o Currículo

Autor(es): Quinta e Costa, Margarida cv logo 1

Data: 2009

Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Assunto(s): Ensino básico (1º ciclo); Aprendizagem cooperativa; Método experimental; Jardim de infância; Ensino das ciências


Descrição
“Contextos e Práticas Educativas” é um projecto que visa implementar a experimentação das Ciências Físicas e Naturais tendo por base o desenvolvimento da autonomia na aprendizagem, a construção cooperativa do conhecimento e a interdependência das várias áreas do saber para a promoção da literacia científica. Mediante a apresentação de breves descrições de práticas realizadas no Jardim-de-Infância e em salas do 1º ciclo do E.B., pretendemos contribuir para a construção do conceito de que a experimentação, como método de descoberta ou como consolidação dos saberes, no decorrer dos temas propostos pelo currículo, pode permitir aprendizagens mais significativas nas várias áreas disciplinares. Propomos uma rede cooperativa de construção do saber, dando ênfase ao método experimental. "Context and Educational Practice" is a project to implement the experimental method on Physical and Natural Sciences based on the development of autonomy in learning, the cooperative construction of knowledge and the interdependence of the various areas of knowledge for the promotion of scientific literacy. Upon the presentation of brief descriptions of practices carried out in the Garden-of-childhood classrooms and in the Primary School, we want to build the concept that the experimental method as a method of discovery or as a knowledge consolidation over the issues proposed by the curriculum, can provide more meaningful learning in various subject areas. We propose a cooperative network of construction of knowledge. «Contextes et Pratiques Éducatives " c’est un projet qui a pour objectif mettre en oeuvre l'expérimentation des Sciences Physiques et Naturelles ayant pour base le développement de l'autonomie dans l'apprentissage, la construction coopérative de la connaissance et l'interdépendance plusieurs secteurs du savoir pour la promotion de la culture scientifique. Avec la présentation d'une brève description des pratiques réalisées en maternelle et en classes du 1 er degré d’études, nous prétendons contribuer à la construction du concept que l'expérimentation, comme méthode de découverte ou comme consolidation des savoirs, au cours des questions proposée par le programme, peut fournir plus d'un apprentissage dans divers domaines. Nous proposons un réseau coopératif de construction du savoir, en mettant l'accent sur la méthode expérimentale. "Contextos y Prácticas Educativas" es un proyecto para aplicar la prueba de las Ciencias Naturales, basado en el desarrollo de la autonomía en el aprendizaje, en la construcción cooperativa del conocimiento y en la interdependencia de las diferentes áreas de conocimiento para la promoción de la cultura científica. Mediante la descripción de prácticas llevadas a cabo en la Escuela Infantil y Primaria, queremos valorar la experimentación como método de descubrimiento o como un medio de consolidación de los conocimientos de las cuestiones propuestas por el plan de estudios, proporcionando aprendizajes más significativos en diversas áreas temáticas. Se propone una red cooperativa de construcción de conocimiento, haciendo hincapié en el método experimental.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia