Document details

Práticas de sensibilização à diversidade linguística e cultural nos primeiros a...

Author(s): Sá, Susana cv logo 1 ; Andrade, Ana Isabel cv logo 2

Date: 2009

Origin: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Subject(s): Multiculturalismo; Multilinguismo


Description
Integrar a diversidade e o pluralismo na educação nunca foi uma realidade tão premente como nos dias actuais em que os fluxos migratórios e o fenómeno da globalização exigem a convivência entre formas de ser e estar muito diferentes. Sobre a educação recai a responsabilidade de acolher toda esta diversidade e de preparar os alunos para viver com o Outro de forma harmoniosa e salutar. Neste quadro, apresentamos alguns projectos de investigação-acção realizados com alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico sobre a diversidade linguística e cultural, tecendo algumas considerações sobre as potencialidades desta abordagem nos primeiros anos de escolaridade, essencialmente no que diz respieto às temáticas a trabalhar no currículo. Integrating diversity and pluralism in education has never been such an important reality as it is nowadays in which migration flows and globalisation demand that we build relationships between different ways of being. Education has the responsibility to integrate all this diversity and prepare pupils to live with Otherness in a harmonious way. Hence, we present some studies carried out with Primary School children about cultural and linguistic diversity and reflect on how this topic can be dealt with in early years of schooling, particularly about the topics to work in the curriculum.
Document Type Article
Language Portuguese
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo


    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento EU