Encontrados 15 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data

Modelos de previsão de rodeiras em pavimentos rodoviários

Sá, Susana Pato de Matos e

Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil – Perfil Geotecnia ; Os pavimentos rodoviários podem sofrer vários tipos de degradações e, quando atingem níveis de deterioração elevados, podem pôr em causa as condições de circulação. Para que seja possível monitorizar o estado dos pavimentos e intervir nos mesmos quando necessário, é essencial que se realize uma gestão eficiente das infraestrut...

Data: 2014   |   Origem: Repositório Institucional da UNL


Abordagens plurais nos primeiros anos de escolaridade: reflexões a partir de co...

Andrade, Ana Isabel; Lourenço, Mónica; Sá, Susana

Tout en cherchant des réponses aux défis qui se placent, aujourd’hui, aux systèmes éducatifs, dans la gestion de multiples diversités, nous voulons dans ce texte réfléchir sur les approches plurielles, notamment sur les possibilités ouvertes par l’éveil aux langues. Les études présentées montrent différentes formes d’éducation des éléves, dès les premières années de scolarité, au plurilinguisme (respect et mise...


Diversidade linguística e educação para um futuro sustentável: que potencialida...

Sá, Susana Marques

Este estudo pretende analisar as relações entre a educação para a sustentabilidade e a sensibilização à diversidade linguística e cultural no currículo dos primeiros anos de escolaridade através do desenvolvimento de um projeto de intervenção pedagógico-didática. Para tal, refletiu-se sobre as noções de educação para o desenvolvimento sustentável e de sensibilização à diversidade linguística e cultural, explici...


Práticas inovadoras no ensino superior

Alves, Maria Palmira; Morgado, José Carlos; Lemos, Ana Raquel; Rodrigues, Susana Cruz; Sá, Susana

O Processo de Bolonha induziu alterações significativas nos modos de ensinar, de avaliar e de aprender no Ensino Superior, conduzindo à reconfiguração do papel do estudante e do docente. A literatura sobre esta temática destaca a importância da articulação entre o ensino e a avaliação para a melhoria das aprendizagens dos estudantes, salientando que a introdução de métodos de ensino-aprendizagem em que estes te...


Comportamento da espuma de poliuretano flexível numa escultura de arte contempo...

Sá, Susana Catarina Dias França de

Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Conservação e Restauro, Especialização em Arte Contemporânea ; O presente trabalho, centrado numa perspectiva multidisciplinar, documenta o processo criativo da obra de João Vieira, Viúva Negra, e define possíveis estratégias para a sua conservação. A obra Viúva Negra (1981), fruto de um período de experimentação material nos trabalhos de Vieira, é maioritariament...

Data: 2011   |   Origem: Repositório Institucional da UNL

Terapêutica anticoagulante da fibrilação auricular

Sá, Susana Patrícia Dias de

Mestrado Integrado em Medicina ; Master Degree in Medicine


Estrogénios e Plasticidade Sináptica no Hipotálamo do Rato

Sá, Susana Isabel Ferreira da Silva de

Neurociências ; Doctoral Programme in Neurosciences


Práticas de sensibilização à diversidade linguística e cultural nos primeiros a...

Sá, Susana; Andrade, Ana Isabel

Integrar a diversidade e o pluralismo na educação nunca foi uma realidade tão premente como nos dias actuais em que os fluxos migratórios e o fenómeno da globalização exigem a convivência entre formas de ser e estar muito diferentes. Sobre a educação recai a responsabilidade de acolher toda esta diversidade e de preparar os alunos para viver com o Outro de forma harmoniosa e salutar. Neste quadro, apresentamos ...


Diversidade linguística e desenvolvimento sustentável : educar para viver com m...

Sá, Susana; Andrade, Ana Isabel

Perante toda a imprevisibilidade e evolução da nossa sociedade, cada vez mais caracterizada pela sociedade do conhecimento, a educação básica não se pode demitir da sua tarefa de preparar os alunos para estes novos desafios de forma a que possam, no futuro, enquanto cidadãos, contribuir para a construção de um futuro mais solidário e mais sustentável. Consideramos que é imprescindível que a escola prepare os al...


15 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data











Tipo de Documento






Recurso








Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia