Detalhes do Documento

Por um processo de ensino-aprendizagem bilingue no 1º CEB

Autor(es): Cruz, Mário Rui cv logo 1 ; Medeiros, Paula cv logo 2

Data: 2009

Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Assunto(s): Ensino básico (1º ciclo); Educação bilingue; Língua materna; Ensino Precoce de Línguas Estrangeiras; Bilinguismo


Descrição
Como consequência do desenvolvimento tecnológico e mudanças sociais e económicas, é necessária uma inovação na educação e suas práticas. Na presente sociedade da informação e conhecimento exige-se que cada cidadão receba uma educação de qualidade, como foi referido na Cimeira da Lisboa em Março de 2000: “(…) European education and training systems must adapt to the need to raise the level of employment and improve its quality”. É neste contexto que defendemos a criação dum processo de ensino-aprendizagem bilingue no 1º Ciclo do Ensino Básico. Ao encarar o desafio do ensino de línguas no contexto da globalização, assumimos o bilinguismo como um instrumento fundamental para que cada comunidade se consiga expressar a si própria e se faça entender, seja na sua língua materna, seja noutras línguas que funcionem como francas. As a consequence of technological development and social and economic changes, innovation is needed in education and practice. In this information and knowledge society it is required that each citizen receives an education of quality, as mentioned in the Lisbon Summit in March 2000: "(...) European education and training systems must adapt to the need to raise the level of employment and improve its quality. " In this context, we advocate the creation of a process of bilingual teaching and learning in primary school education. In order to face the challenge of language teaching in the context of globalization, we face bilingualism as an essential tool for every community to be able to be heard, either in their native language or in other languages which may work as francas. Como consecuencia del desarrollo tecnológico y los cambios sociales y económicos, la innovación es necesaria en la educación y la práctica. En esta sociedad del conocimiento y la información es necesario que cada ciudadano reciba una educación de calidad, como se menciona en el Encuentro de Lisboa en marzo de 2000: "(...) European education and training systems must adapt to the need to raise the level of employment and improve its quality. " En este contexto, abogamos por la creación de un proceso de enseñanza bilingüe y el aprendizaje en la educación primaria. Con el fin de hacer frente al reto de la enseñanza de idiomas en el contexto de la globalización, nosotros vemos el bilingüismo como una herramienta esencial para cada comunidad para poder ser escuchado, ya sea en su lengua nativa o en otras lenguas que pueden funcionar como francas.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia