Encontrados 12 documentos, a visualizar página 1 de 2

Ordenado por Data


A normatização do cuidar da criança menor de um ano: estudo dos significados at...

Vasconcelos,Eliane Nóbrega; Silveira,Maria de Fátima Araújo da; Eulálio,Maria do Carmo; Medeiros,Paula Frassinetti Vasconcelos

O PSF foi implantado como uma estratégia de mudança e reordenamento do modelo assistencial, visando a superar a fragmentação do cuidado e, para tanto, propõe um atendimento integral, de qualidade e, sobretudo, humanizado. Este trabalho teve por objetivo identificar como vem sendo cuidada a criança menor de um ano pelos profissionais do PSF. O estudo tem abordagem qualitativa e os dados foram produzidos no conte...

Data: 2009   |   Origem: OASIS br

Por um processo de ensino-aprendizagem bilingue no 1º CEB

Cruz, Mário Rui; Medeiros, Paula

Como consequência do desenvolvimento tecnológico e mudanças sociais e económicas, é necessária uma inovação na educação e suas práticas. Na presente sociedade da informação e conhecimento exige-se que cada cidadão receba uma educação de qualidade, como foi referido na Cimeira da Lisboa em Março de 2000: “(…) European education and training systems must adapt to the need to raise the level of employment and impr...


Micromundos AIA: Ambientes Integrados de Aprendizagem (Análise de uma Investiga...

Matos, João Carlos; Afonso, Carlos; Gomes, Miguel Prata; Andrade, Manuela; Pinheiro, Ana; Correia, Secundino; Pequito, Paula; Medeiros, Paula

Micromundos AIA é um projecto de investigação que pretende construir, desenvolver, implementar e avaliar, dentro da comunidade educativa, “ambientes integrados de aprendizagem” em que a tecnologia é considerada uma mais valia importante no processo ensino/aprendizagem. Fundamenta-se, pois, numa metodologia de trabalho caracterizada pela investigação/acção, já que os resultados pretendidos são obtidos no/pelo de...


Uma Apresentação da (Ga)Linha de Investigação: Tecnologia, Educação e Aprendizagem

Pinheiro, Ana; Afonso, Carlos; Matos, João Carlos; Andrade, Manuela; Gomes, Miguel Prata; Medeiros, Paula; Pequito, Paula; Correia, Secundino

Este documento pretende sistematizar de uma forma breve o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Linha de Investigação “Tecnologia, Educação e Aprendizagem” do CIPAF (Centro de Investigação Paula Frassinetti). O seu trabalho tem-se caracterizado por uma forte vertente de intervenção na mudança das práticas pedagógicas e utilização efectiva e criativa das TIC (tecnologias da informação e comunicação) no ...


A utilização de fóruns de discussão em contextos de aprendizagem: uma abordagem...

Pinheiro, Ana; Medeiros, Paula

A crescente utilização das TIC e a sua influência no modo como se entende o processo educativo, tem estado na origem de diferentes propostas e redefinições sucessivas em torno de conceitos que se enquadram na temática da educação à distância. Sentimos, pois, a necessidade de discutir e explorar alguns desses conceitos articulando-os com a nossa experiência de utilização de fóruns de discussão. Este trabalho con...


Internet e Movimentos Sociais: outros espaços de interacção

Medeiros, Paula

O espaço ocupado pelos movimentos sociais na internet, as influências e apropriações observadas, a este nível, suscitam uma série de questões conceptuais e metodológicas para as quais não parece, ainda, existir respostas teoricamente consistentes. Na maioria dos casos, as explicações sobre estes fenómenos estão condicionadas por opções metodológicas, difíceis de operacionalizar e por uma teorização, ainda recen...


Rotinas na Aprendizagem

Medeiros, Paula; Gonçalves, Daniela; Bramão, Maria Beatriz

Partindo do pressuposto que o acolhimento, integrado num espaço de rotina, possa permitir responder à transformação da escola e, principalmente, das actividades e projectos desenvolvidos na escola e/ou em sala de aula, pretendemos mostrar a partir de um estudo exploratório de pesquisa que, apesar e não obstante as diferentes imagens associadas ao conceito de acolhimento por parte dos professores do Ensino Básic...


Do Sentido Especial da Investigação em Educação ou das Histórias do Paulo

Medeiros, Paula

Com este texto pretende-se reflectir sobre um dos percursos de uma professora de investigação educacional a quem foram contadas várias histórias e propostos diferentes desafios na área da Educação Especial. A descoberta do significado que atribui à investigação em Educação Especial continua em aberto. Não gosta de palavras isoladas neste domínio do saber porque nele se habituou a pensar, dialogando com a sensib...


Modelagem em vigas flexíveis com bloco deslizante.

Medeiros, Paula Andreia Ennes

Foram modeladas matematicamente as vibrações que ocorrem em vigas flexíveis com bloco deslizante, como um sistema dinâmico com restrição, através de uma abordagem Lagrangiana. Para tanto, considera-se uma viga de Euler-Bernoulli, linear, elástica, que sofre pequenos deslocamentos. Trata-se a viga flexível com o bloco que desliza sobre a mesma e ao longo de seu comprimento como um sistema multicorpos, levando-se...

Data: 2003   |   Origem: OASIS br

12 Resultados

Texto Pesquisado

Refinar resultados

Autor











Data






Tipo de Documento



Recurso



Assunto















    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia