Autor(es):
Ribeiro, Gorete
Data: 2009
Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti
Assunto(s): Ensino Precoce de Línguas Estrangeiras; Língua materna
Descrição
Desde há alguns anos que se tem vindo a conferir uma importância cada vez maior à transferência no
processo de ensino e de aprendizagem de línguas estrangeiras. Esta tem vindo a ser encarada como uma
estratégia de aprendizagem valiosa a fomentar nos aprendentes. Tratando-se de alunos em idade precoce,
esta estratégia assume um papel ainda mais preponderante, uma vez que para a maioria dos alunos, este é
o primeiro contacto com uma língua diferente da deles. Este contacto com uma nova língua, para além de
relativizar os conhecimentos dos aprendentes, anteriormente tidos como únicos e absolutos; faz com que
estes recorram, de forma sistemática, a análises contrastivas e, subsequentemente, à transferência. For some years it has been given increasing importance to the transfer process in teaching and learning of
foreign languages. This has been seen as a valuable learning strategy, which should be fostered by learners.
In the case of students at an early age, this strategy assumes a more predominant role, since for most
students this is the first contact with a language different from theirs. This contact with a new language
questions the knowledge of learners, previously considered unique and absolute; in this way, pupils make
systematically contrastive analysis, and subsequently use the transfer process. Desde hace algunos años se ha dado cada vez más importancia a la transferencia en el proceso de
enseñanza y el aprendizaje de lenguas extranjeras. Esto ha sido visto como una valiosa estrategia de
aprendizaje, que debe ser fomentada por los alumnos. En el caso de los estudiantes más jóvenes, esta
estrategia asume un papel más preponderante, ya que para la mayoría de los estudiantes es el primer
contacto con una lengua diferente de la suya. Este contacto con un nuevo idioma cuestiona los
conocimientos de los alumnos, antes considerados únicos y absolutos; de esta manera, los alumnos hacen
sistemáticamente una análisis contrastiva y, al mismo tiempo, utilizan el proceso de transferencia.