Detalhes do Documento

O Papel da Transferência na Aprendizagem de Línguas Estrangeiras no 1º Ciclo do...

Autor(es): Ribeiro, Gorete cv logo 1

Data: 2009

Origem: Repositório da ESE de Paula Frassinetti

Assunto(s): Ensino Precoce de Línguas Estrangeiras; Língua materna


Descrição
Desde há alguns anos que se tem vindo a conferir uma importância cada vez maior à transferência no processo de ensino e de aprendizagem de línguas estrangeiras. Esta tem vindo a ser encarada como uma estratégia de aprendizagem valiosa a fomentar nos aprendentes. Tratando-se de alunos em idade precoce, esta estratégia assume um papel ainda mais preponderante, uma vez que para a maioria dos alunos, este é o primeiro contacto com uma língua diferente da deles. Este contacto com uma nova língua, para além de relativizar os conhecimentos dos aprendentes, anteriormente tidos como únicos e absolutos; faz com que estes recorram, de forma sistemática, a análises contrastivas e, subsequentemente, à transferência. For some years it has been given increasing importance to the transfer process in teaching and learning of foreign languages. This has been seen as a valuable learning strategy, which should be fostered by learners. In the case of students at an early age, this strategy assumes a more predominant role, since for most students this is the first contact with a language different from theirs. This contact with a new language questions the knowledge of learners, previously considered unique and absolute; in this way, pupils make systematically contrastive analysis, and subsequently use the transfer process. Desde hace algunos años se ha dado cada vez más importancia a la transferencia en el proceso de enseñanza y el aprendizaje de lenguas extranjeras. Esto ha sido visto como una valiosa estrategia de aprendizaje, que debe ser fomentada por los alumnos. En el caso de los estudiantes más jóvenes, esta estrategia asume un papel más preponderante, ya que para la mayoría de los estudiantes es el primer contacto con una lengua diferente de la suya. Este contacto con un nuevo idioma cuestiona los conocimientos de los alumnos, antes considerados únicos y absolutos; de esta manera, los alumnos hacen sistemáticamente una análisis contrastiva y, al mismo tiempo, utilizan el proceso de transferencia.
Tipo de Documento Artigo
Idioma Português
delicious logo  facebook logo  linkedin logo  twitter logo 
degois logo
mendeley logo

Documentos Relacionados



    Financiadores do RCAAP

Fundação para a Ciência e a Tecnologia Universidade do Minho   Governo Português Ministério da Educação e Ciência Programa Operacional da Sociedade do Conhecimento União Europeia